terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Deputado João Magalhães viabiliza 300 mil reais para o HCL

O deputado federal, João Magalhães, visitou Manhuaçu e se reuniu com o Provedor do Hospital César Leite Fernando Gonçalves Lacerda. Ele garantiu através de suas emendas individuais mais trezentos mil reais para custeio e manutenção do HCL. Reconhecido como um dos grandes parceiros do hospital, o parlamentar diz que a verba vai atender demandas existentes e irá beneficiar diretamente os moradores de Manhuaçu e mais 24 cidades da região.

“Há alguns anos sentia que o Hospital César Leite enfrentava um momento de urgência/emergência e precisávamos salvar o hospital. Naquela época, precisávamos agir e tomamos as providências necessárias. Quando o José Fialho ainda era o provedor iniciamos a busca de recursos e consegui liberar a primeira verba para a manutenção do HCL. De lá para cá, todos os anos tenho conseguido recursos para a compra de medicamentos, material de limpeza, renovar estoque de roupas de cama e itens da manutenção”, lembrou o parlamentar que já soma mais de três milhões de recursos destinados ao HCL durante esses anos.

Segundo João Magalhães, isso tudo permitiu que o HCL ganhasse fôlego, resolvesse pendências e superasse o momento difícil. “Essas verbas garantiram que o HCL trilhasse novos caminhos e voltasse a investir. A partir do momento que colocamos recursos, ele saiu do vermelho. Todos podem ver a quantidade de investimentos que o Hospital César Leite fez e tem divulgado nos últimos anos. O HCL é referência em toda a região e eu tenho esse compromisso em auxiliar na manutenção desse ambiente que é essencial para resguardar a vida da nossa população”.

O deputado federal justificou suas emendas dizendo que é através da saúde que se atende as maiores demandas de uma região. “Eu sempre fui defensor que nenhuma região se desenvolve sem obras de infraestrutura e educação, mas entendo que saúde é uma prioridade. Essa verba vai contribuir para o fortalecimento do trabalho que a diretoria, conselho e todos os colaboradores desenvolvem no HCL” destaca. Durante a entrevista, ele ainda garantiu que vai buscar a liberação de mais meio milhão de reais: “Viabilizamos 300 mil reais agora e queremos garantir mais 500 mil reais para medicamentos e manutenção. Esse compromisso meu é eterno. Enquanto for deputado, vou trabalhar pelo HCL e pelos hospitais da região”, reafirmou.

RECONHECIMENTO

O provedor do Hospital César Leite, Fernando Lacerda, agradeceu mais uma vez o carinho e a preocupação do Deputado Federal João Magalhães com a questão da saúde da população. “Sem esses recursos, o Hospital César Leite não teria capacidade de crescer como conseguimos nesses anos. Temos que reconhecer: o Deputado João Magalhães é o único parlamentar que destinou recursos para o Hospital César Leite. Todos os anos ele destina emendas parlamentares para manutenção do nosso hospital regional. Em nome da direção do hospital, quero agradecer ao deputado”, afirmou.

O HCL trabalha com mais 80% de sua capacidade voltada para atendimentos via SUS. “Grande parte dos investimentos na estrutura foi através do Governador Aécio Neves com o Pro-Hosp, mas fora esses recursos, somente o deputado João Magalhães tem trazido verbas que auxiliam na manutenção do hospital e permitindo que a comunidade de toda a região seja beneficiada. São cerca de 350 mil habitantes da região atendidos no HCL e que não precisam ir para outros centros graças aos investimentos que conseguimos fazer aqui”, declarou.

Somente com recursos próprios, o HCL estaria na mesma situação difícil que a maioria dos hospitais do país. A remuneração do SUS pelos procedimentos e atendimentos não paga nem o custo dos serviços. “A conseqüência desses recursos foi ficarmos em segundo lugar em Qualidade no Prêmio Célio de Castro em todo o Estado e em primeiro lugar entre as instituições do interior. A Secretaria de Estado de Saúde reconheceu que o trabalho do HCL é sério, dinâmico e eficiente na aplicação dos recursos públicos. Grande parte disso devemos também ao deputado João Magalhães”, ressaltou Fernando Lacerda.

Com informações da Assessoria e Portal Caparaó

2 comentários:

Anônimo disse...

boa tarde
quero aqui manifestar meu descontentamento com o senhor Joao magalhaes que sendo filho de matipo nascido e criado aqui fica com este joguinho de politica um ano é cacunda de gato no outro canela senhor Joao magalhes se vc realmente é filho desta terra mostre pra nos eleitores seus ajude matipo a sair do buraco sei de sua capacidade como deputado mas cade as obras que vc fez aqui em matipo estes 4anos vc nao vai fazer nada ne afinal quem ta mandando é fabinho nao outra se for joaquim vc fara né?mas perae o joaquim ficou 8 anos nao vi obras suas aqui nao onde estao rapas rapas tira este conceito ruim de sua cabeça matipo é sua terra natal é o seu povo ou nosso voto pra vc nao importa ou vc é apenas um vira casaca que deu as costa para seu municipio e terra natal poxa sua familia mora aqui doutor falo com eleitor seu e como cidadao

Anônimo disse...

é tanta verba pra outros municipios que nem parece que joazinho é filho desta terra