sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Prefeito e vice de Conceição de Ipanema são cassados pela Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral em Ipanema cassou os diplomas eleitorais concedidos ao atual prefeito e vice da cidade de Conceição de Ipanema por abuso econômico nas eleições. O Juiz Eleitoral de Ipanema Dr. Walteir José da Silva determinou a cassação do Prefeito de Conceição de Ipanema, Willfried Saar (foto), e da vice Simone Marques, bem como a realização de nova eleição no município. A sentença foi publicada nesta quinta, 21, e cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral, em Belo Horizonte.
A Coligação “Unidos para uma Nova Conceição” ingressou com uma representação na campanha eleitoral contra Willfried Saar e Simone Marques, reeleitos nas eleições municipais de 2012, por captação ilícita de votos e pedido de cassação do registro da candidatura deles, sob a alegação de utilização de máquina pública em favor de particulares em período eleitoral e abuso de poder econômico.
De acordo com a sentença do juiz da 129ª Zona Eleitoral de Ipanema, foram executadas obras de terraplanagem com máquina da prefeitura em curral e terreiro dentro de uma propriedade particular durante o período eleitoral com a intenção de conseguir apoio e votos para a eleição. Eles alegaram que o serviço foi realizado numa estrada vicinal de uso comum da zona rural.
Semelhante ao caso de Chalé, o Dr. Walteir José da Silva concluiu que o benefício representa um desequilíbrio de forças no processo eleitoral de Conceição de Ipanema. Ele cassou os diplomas do prefeito Willfried Saar e da vice Simone Marques, declarou a inelegibilidade deles por oito anos e aplicou a multa para cada um.
Ainda na sentença, concluiu pelo afastamento dos dois e a realização de novas eleições para prefeito e vice. Enquanto isso, determinou que assumirá o cargo, o presidente da Câmara Municipal.
A defesa do prefeito e da vice vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral e deve conseguir uma liminar para permanecer no cargo até o julgamento do mérito. Ninguém foi afastado do cargo ainda, já que não houve a intimação dos envolvidos.
wmcnoticias@gmail.com e portalcaparao@gmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

É vamos ver se dessa vez a justiça será feita, porque ganhar eleição com a prefeitura no poder é muito fácil, afinal estando com tudo na mão para fazer e comprar votos e fácil