terça-feira, 21 de junho de 2011

Morre em Carangola a mulher mais velha do mundo

Morreu esta madrugada, em Carangola, na Zona da Mata de Minas Gerais, a mulher mais velha do mundo. Maria Gomes Valentim, a Vó Quita, tinha 114 anos. Ela estava internada na Casa de Caridade de Carangola.

De acordo com o hospital, Vó Quita deu entrada no centro de saúde neste domingo (19) por causa de uma pneumonia e teve uma infecção generalizada. O corpo está sendo velado na Capela São Pedro e o enterro será às 16h no Cemitério Jardim da Paz, em Carangola.
  
Vó Quita completaria 115 anos no dia 9 de julho. O Guinness Book já tinha reconhecido Vó Quita como a pessoa mais velha do mundo. Com a morte de Vó Quita, Besse Cooper passa a ser a pessoa mais velha na América do Norte.

Sua vida
  A mineira morou durante toda a vida na cidade de Carangola. Maria Valentim se locomovia em uma cadeira de rodas e recebia o equivalente a um salário mínimo para sobreviver (R$ 545). A mineira também dependia do sistema público para tratamentos, já que a família não conseguia pagar seguro de saúde privado.






Segundo informações dos familiares, ela se casou com João em 1913, mas seu marido morreu em 1946. Teve apenas um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco trinetos. Conhecida como Vó Quita, a mineira parece ter herdado a longevidade do seu próprio pai, que também viveu muito: 100 anos. 

Fonte: Click Carangola

Nenhum comentário: