quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CIDADANIA: Câmara de Manhumirim inova e elege os veredores mirins

Após a impressão da zerézima, listagem que comprova que a urna eletrônica não possui voto algum em sua memória, começou às 8 horas no dia 4 de novembro o esperado dia de eleição dos vereadores mirins nas cinco escolas de Manhumirim que possuem alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.  Participaram Colégio Santa Teresinha (Diretora Irmã Maria do Carmo), Escola Estadual Alfredo Lima (Diretor Luciano Machado), Escola Estadual (Diretora Vera Matta), Escola Municipal Doutora Conceição (Diretor Flávio Lúcio) e Escola Vertente do Caparaó, EVEC (Diretor Oséias Soares).

As votações foram encerradas às 14 horas com emissão dos boletins das oito urnas distribuídas nas escolas, e logo depois aconteceu a apuração na sede do Cartório Eleitoral. Durante todo o dia as rádios Manhumirim AM e Terra FM deram total apoio e transmitiram flashes da eleição e entrevistas através do comunicador Valdir Vieira. No estúdio, Geraldo Júnior e no momento do resultado, o diretor de programação Cassiano Ruver. A Polícia Militar foi representada por Matheus Taveira.

Concorreram 28 candidatos escolhidos por 1.594 eleitores que possuíam título eleitoral feito pela Câmara especialmente para este dia. A eleição aconteceu como parte do Programa Vereador Mirim instituído no município através de projeto de lei de autoria do vereador Márcio Vovô, aprovado na Câmara. Tudo foi feito nos moldes de uma eleição normal, com listagem de eleitores com seus números dos títulos e fotos dos candidatos nas urnas.

Programa envolveu vários setores

Para a realização da eleição a Câmara contou com ajuda do Tribunal Regional Eleitoral em Belo Horizonte que disponibilizou as urnas eletrônicas, do Cartório Eleitoral de Manhumirim que ofereceu suporte total através de Celso Galdino Vaz e Raquel Fontoura, da Secretária de Educação Marilene Leite, da Superintendente Regional de Ensino, Maria Geralda Cupertino, do Secretário Municipal de Promoção Social José Weber Pereira, grande destaque para o trabalho dos diretores das escolas e funcionários, alunos, pais e imprensa da região.

Os eleitos e a missão a ser cumprida

O resultado foi divulgado às 17h 30 na Câmara pelo vereador Márcio Vovô para candidatos, alunos e diretores de escolas presentes. Os nove candidatos eleitos foram Karina da Costa Fonseca, Maria Luiza Rosa Gamito, Igor Cutis Pereira Furtado, Isabelle Emerick da Rocha, Thaloara Nascentes Gomes Pereira, Leonardo Starling Albuquerque Cerqueira, Aline Lomeu Fully Huguinim, Germano Artur Werner Sathler e Gustavo Fonseca Borel. Eles terão a missão de participar de reuniões regulares para apresentar proposições que podem ser encaminhadas para a Câmara Municipal analisar. Se aprovadas, as propostas dos estudantes podem se tornar leis ou solicitações encaminhadas no município. O mandato é de dois anos começando em 2012 e o trabalho é voluntário. A Câmara vai interagir com eles diretamente e convidá-los para participação em eventos especiais.

Viviana Almeida - Jornalista - Assessora de Imprensa da Câmara de Manhumirim

Nenhum comentário: