terça-feira, 11 de junho de 2013

ATENÇÃO: Moradores de Dom Corrêa fazem quebra-molas na BR-116

Moradores de Dom Corrêa fizeram, por conta própria, o que o DNIT não fez: construíram três quebra-molas na BR-116, no acesso ao distrito. A atitude foi pacífica, mas demonstrou a indignação da comunidade já que os diversos apelos, manifestações e reuniões com o DNIT não adiantaram para nada.
Cansados de acidente com mortes e feridos no trecho em frente ao distrito, moradores se uniram compraram o material e fizeram a instalação dos quebra-molas perto do acesso ao distrito.
Além das lombadas no asfalto, também foram instaladas, por eles mesmos, placas de sinalização indicando os quebra-molas. O detalhe: as placas seguem o mesmo material e padrão das utilizadas pelo DNIT nas rodovias federais.
“O fluxo de pessoas e veículos na entrada da comunidade é muito grande. Algum tempo atrás, nós tivemos uma série de acidentes aqui, que levaram à morte de muitos amigos da gente”, disse João Batista, um dos moradores da comunidade, justificando a atitude da população.
MANIFESTAÇÕES
Em dezembro, moradores chegaram a fechar a BR-116 em protesto por conta da quantidade de acidente no trecho próximo ao acesso do distrito. Eles aguardaram a presença de um representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com base na cidade de Caratinga. Também não adiantou.
Foram feitas solicitações por ofício e uma comitiva da comunidade chegou a procurar o DNIT. Apesar de toda a mobilização e protestos, nenhuma resposta foi dada.
Desta vez, os moradores agiram silenciosamente. Adquiriram a massa asfáltica e as placas, marcaram um dia e se mobilizaram.
Na tarde de sexta-feira, 07/06, enquanto um grupo espalhava a massa asfáltica, outro instalava as placas de sinalização. Todo o trabalho foi realizado sem que houvesse uma paralização da rodovia. Alguns moradores ficaram sinalizando a pista e liberando o fluxo de veículos de forma alternada.
Todo material foi adquirido com apoio de moradores. Havia até mesmo um compactador de asfalto para modelar os quebra-molas.
“Nos reunimos várias vezes com o DNIT, pois sabemos que este é o órgão que toma conta e que deveria na verdade estar executando (o quebra-molas). Não tivemos resposta do DNIT. A solução foi fazer por nossa conta”, afirmou João Batista.
No início deste ano, moradores de Vilanova, também na BR-116, tomaram atitude semelhante. Eles impediram que o DNIT retirasse quebra-molas instalados em frente ao distrito há quinze anos.
Com informações do Tempo+

Nenhum comentário: