quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dinis Pinheiro é reeleito presidente da Assembleia Legislativa. Também continuam na Mesa os deputados José Henrique, Dilzon Melo e Alencar da Silveira Jr.


O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o 1º-vice-presidente, deputado José Henrique (PMDB), e o 1º-secretário, deputado Dilzon Melo (PTB), foram reeleitos para seus cargos na manhã desta quarta-feira (5/12/12), durante solenidade de eleição da Mesa para o biênio 2013-2015. Também continuará compondo a Mesa, na condição de 3º-secretário, o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que na atual composição é o 2º-secretário.
Além deles, foram eleitos os deputados Hely Tarqüinio (PV) - 2º vice-presidente; Adelmo Carneiro Leão (PT) - 3º-vice-presidente; e Neider Moreira (PSD) - 2º secretário. Os parlamentares fizeram parte da chapa única que concorreu à nova composição da Mesa. A eleição aconteceu durante Reunião Especial de Plenário, quando votaram 76 deputados.
Em votação secreta, Dinis Pinheiro foi reeleito com 74 votos. O 1°-vice presidente, José Henrique, foi reeleito com 75 votos. Hely Tarqüínio, 2°-vice-presidente, foi eleito com 76 votos e o 3°-vice, Adelmo Carneiro Leão, recebeu 73 votos. No cargo de 1°-secretário, Dilzon Melo foi reeleito com 69 votos. Mesma votação teve Neider Moreira, 2º-secretário. Já o 3°-secretário, Alencar da Silveira Jr., recebeu 71 votos.
A eleição da Mesa para o segundo biênio de cada legislatura acontece sempre na primeira quinzena de dezembro do segundo ano legislativo. A posse acontece em fevereiro do ano seguinte, na retomada dos trabalhos do Plenário, também em Reunião Especial. No caso dos deputados reeleitos, o Regimento Interno permite uma única recondução para o mesmo cargo na eleição subsequente, na mesma legislatura ou na seguinte.
A Reunião Especial desta quarta-feira (5) foi conduzida pelo deputado Inácio Franco (PV), que proclamou eleitos os parlamentares. A deputadas Maria Tereza Lara (PT) e Luzia Ferreira (PPS) exerceram as funções de 1ª e 2ª secretária. Os parlamentares Adalclever Lopes (PMDB) e André Quintão (PT) foram os escrutinadores do pleito.
Durante a reunião, o deputado Durval Ângelo (PT) registrou que foi aprovada, na Comissão de Direitos Humanos, moção de aplauso ao deputado Dinis Pinheiro, destacando o trabalho da Casa de interlocução com a sociedade que, segundo Durval, segue os anseios da população. Pediu que todos os parlamentares recebessem cópia da moção. 
Atribuições – A Mesa da Assembleia é uma comissão executiva formada por sete deputados, que tem como tarefas, entre outras, conduzir os trabalhos legislativos, propor alterações no Regimento Interno, promulgar emendas à Constituição, além de orientar os serviços administrativos da ALMG e ordenar despesas.
Willian Chaves com informações da Assessoria de Imprensa da ALMG

Nenhum comentário: