terça-feira, 3 de junho de 2014

Ilha se forma no meio do Rio Matipó em pleno centro da cidade e população registra nível de degradação com bom-humor

Durante todo o dia desta terça-feira (03) recebi dezenas de fotos de amigos e seguidores do Blog retratando a triste realidade do Rio Matipó. A foto abaixo revela, primeiramente, a diminuição do volume de água em nosso rio nos últimos, mas, também, a poluição e assoreamento. 

O local da foto, nada mais é que, simplesmente, a faixa do rio que fica no centro de cidade. No coração do município, próximo à prefeitura e comércios. 

Numa forma bem-humorada de protestar e chamar atenção, moradores colocaram uma mesa e cadeiras no meio da ilha que se formou com o assoreamento do rio para degustar um refrigerante. Se não fosse tão trágico, seria cômico. 

O local está mesmo esquecido pelas autoridades do município. Há alguns anos atrás, me falha à memória da data correta, foi realizada uma dragagem da areia desse mesmo local numa tentativa de melhorar o aspecto em tempo de secas. No entanto, nos últimos anos nada foi feito pelas autoridades públicas. É bom ressaltar também a cooperação da população para o aumento da poluição. O grande volume de lixo é responsabilidade de cada morador que o descarta às margens do rio ou até mesmo no seu leito. 


Diante da situação calamitosa que se encontra nosso rio Matipó, espero profundamente que autoridades públicas e sociedade civil organizada tenha alguma iniciativa para tentarmos recuperar nosso cartão postal e uma das principais riquezas de nosso município.

Willian Chaves

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem meu amigo... Temos que cobrar mesmo...