terça-feira, 29 de julho de 2014

Iniciativa da Samarco leva educação ambiental a escolas públicas

O início do segundo semestre letivo marca a chegada do Baú Econhecimento a Matipó. Alunos do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental da escola estadual Maria Vicência Brandão serão beneficiados pela iniciativa que faz parte do Programa de Educação Ambiental da Samarco.

Ao todo, são sete baús que funcionam como uma biblioteca itinerante, circulando pelas escolas com livros, CDs, DVDs, jogos e fantasias com temática ambiental. Todo o material foi renovado em 2014 e traz conteúdo mais próximo à realidade ambiental local dos estudantes e em diálogo com a programação de aulas e o currículo escolar. Outro ponto relevante é o fato da comunidade escolar ser envolvida no desenvolvimento do conteúdo do Baú e também na definição do projeto de educação ambiental das escolas. “É preciso, cada vez mais, colocar a escola como referência na comunidade e promovê-la como agente de transformação social e consciência cidadã e ambiental daquele local”, destaca Rodolpho Samorini Filho, gerente de Desenvolvimento Socioinstitucional da Samarco.

Segundo Samorini, a participação ativa de todos os envolvidos garante que a ação atenda efetivamente os objetivos e as necessidades dos educadores e contribua para a formação cidadã dos alunos.

Encontro Pedagógico

No próximo dia 2 de agosto, a escola irá participar de outra iniciativa do Programa de Educação Ambiental, o Encontro Pedagógico. o Encontro reúne todas as escolas envolvidas na região para um debate sobre experiências, avaliação das atividades, resultados atingidos. Também é um momento para troca de ideias e conhecimentos entre professores, diretores e voluntários da comunidade escolar.

Sobre a Samarco

Fundada em 1977, a Samarco é uma das principais empresas brasileiras de mineração, a segunda maior empresa no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro e uma das maiores exportadoras do País. Com clientes em mais de 20 países, de quatro continentes, a empresa tem, atualmente, capacidade nominal de produção de 30,5 milhões de toneladas anuais de pelotas, gerando cerca de 2,9 mil empregos diretos e cerca 3,5 mil empregos indiretos. De capital fechado, a Samarco tem duas acionistas – Vale S/A e BHP Billiton Brasil Ltda. –, que dividem igualmente o controle acionário da empresa, e possui duas unidades industriais localizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo, que são interligadas por três minerodutos com 400 quilômetros de extensão cada, além de um terminal marítimo próprio em Ubu (ES) e dois escritórios internacionais, em Amsterdã (Holanda) e Hong Kong (China) e um nacional, em Vitória (ES).


Com informações da Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: