sexta-feira, 15 de maio de 2009

FIQUE ATENTO: Cemig vai retomar atendimentos do Programa Luz para Todos

"Reconhecemos que a previsão inicial era de 115 mil atendimentos e que foram feitos mais de 220 mil em Minas. No entanto, há uma demanda reprimida, segundo dados provisórios da Emater, de quase 100 mil ligações", afirmou o deputado Almir Paraca. Ele também criticou a morosidade na retomada das ligações, depois de mais de um ano e meio de interrupção do programa.

Cemig fez quase 200 mil ligações

O superintendente do Programa Luz para Todos em Minas Gerais, Ricardo José Charbel, fez um balanço da primeira etapa do programa e apresentou dados das próximas fases. Segundo ele, 774 municípios da área de concessão da Cemig receberam obras do programa, e só a companhia fez mais de 190 mil ligações, quando a meta inicial era de 105 mil. Foram construídos 55 mil km de rede, o que equivale a 23% de toda a rede rural da Cemig. Nessa fase, foram investidos R$ 1,7 bilhão.

De acordo com o contrato assinado para a segunda etapa do Luz para Todos, 20 mil ligações em 205 municípios serão feitas via Cemig, com investimentos previstos de R$ 491,63 milhões. A previsão é de que essas obras se estendam até dezembro de 2010. Outras 35 mil ligações serão executadas por empreitada integral em 569 municípios.

Mercado adicional

O superintendente da Cemig informou que há um mercado adicional de 37 mil famílias, além das 55 mil novas ligações planejadas para a segunda etapa. Depois da conclusão do cadastramento, que está sendo feito pela Emater, um novo contrato terá que ser assinado com o Ministério de Minas e Energia para atendimento dessa demanda.

A previsão da Emater, segundo informou o diretor técnico da empresa, José Ricardo Ramos Roseno, é de que o cadastramento dos possíveis beneficiários do programa seja encerrado no final deste mês.

Fonte: Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Nenhum comentário: