Depois do asfalto reformado e liso da BR 116, outra situação que oferece risco aos motoristas são as queimadas às margens da rodovia. Essa imagem é comum nesta época do ano, durante o período de seca.
A reportagem registrou, na tarde de quarta-feira, 31, um incêndio às margens da rodovia BR-116, próximo ao trevo de Vilanova. A proximidade com a estrada preocupa o Corpo de Bombeiros já que, além de atrapalhar os motoristas com a baixa visibilidade, pode ocasionar acidentes graves.
O fogo, além de oferecer risco aos motoristas, ainda causa danos ao solo e à fauna local. Com o tempo aparecem as erosões. Segundo os bombeiros, em 2010 quase metade das ocorrências registradas em todo o estado (17.249), foi em vegetação. Os motivos: limpeza para preparar pasto ou para plantio.
A legislação brasileira não proíbe totalmente as queimadas, mas impõe condições para que elas aconteçam de forma adequada. Uma delas é ter autorização de órgãos de meio ambiente, como o Instituto Estadual de Florestas. É preciso pedir auxílio do IEF e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos naturais Renováveis) para fazer os aceiros e, depois, iniciar um processo de recuperação da terra.
Caso alguém veja que o dono do terreno provocou uma queimada irregular pode fazer uma denúncia no Corpo de Bombeiros ou nos órgãos ambientais.
Jailton Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário