Produzir um queijo minas padrão de 1,2 mil quilos, utilizando uma média de 10,3 mil litros de leite, juntamente com outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal. Este é o desafio da cidade de Ipanema que quer conquistar recorde nacional na categoria e entrar para o RankBrasil – entidade que homologa recordes nacionais.
A tentativa acontece através da parceria entre Prefeitura Municipal e a Capil – Cooperativa Agropecuária de Ipanema, e o produto final será apresentado hoje, durante a 2ª Festa do Queijo e Simpósio do Leite.
Neste sábado os organizadores do evento vão promover um desfile do queijo, com saída da Capil e chegada na Praça Coronel Calhau. Às 17h30 estão programados o corte e a distribuição gratuita do alimento.
Para a primeira edição da festa, Ipanema produziu um queijo de mais de 800 kg. Desta vez, Luciano Cadari, fiscal do RankBrasil, participará do evento para fazer as medições e possivelmente registrar o recorde.
Procedimentos
A produção do queijo ficará por conta do Queijeiro da Capil, juntamente com os auxiliares de produção e sob inspeção da parte técnica.
Segundo o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes, o queijo vai passar por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados. “A produção será em uma moderna queijomate automatizada, de onde seguirá para o processo de enformagem, sendo depois direcionado à câmara fria até o dia do desfile”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário