sexta-feira, 8 de abril de 2011

Vereador apresenta requerimento sobre Concurso Público na Câmara de Matipó

A interatividade da internet proporciona os leitores a promover um debate de ideias e compartilhar críticas com os políticos de uma forma geral. Também diminui a distância dos políticos com seus eleitores. E foi assim, através de um fórum de recado do Portal MatipóVip, que nasceu a primeira manifestação público sobre o assunto de concurso público para funcionários da Câmara de Vereadores de Matipó.

Num último post publicado pelo vereador Fernandão, ele comunica a um leitor/internauta o protocolo de um requerimento pedindo esclarecimentos sobre a exigência de estudos pela Mesa Diretora da Casa Legislativa com relação ao Concurso Público para provimento de efetivo de funcionários.

Na publicação, o vereador admitiu que a Casa funciona apenas com funcionários lotados em cargos de comissão, ou seja, contratados sem concurso público. A Constituição Federal da República de 1988, em seu Artigo 37, inciso II, prevê que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público.

De acordo com o vereador, o requerimento foi protocolado na reunião ordinária da Câmara de Matipó, na última quarta-feira, 06/04.

A participação da população na condução da vida pública da cidade é fundamental para que todos os princípios que regem a administração pública sejam cumpridos. Agora é aguardar qual será a manifestação dos demais vereadores e a posição oficial da Mesa Diretora da Casa.

Em Matipó, foi realizado apenas um concurso público para cargos nos órgão públicos. Foi para a prefeitura de Matipó ainda na década de 1990. Mesmo assim, se arrastou por vários anos na justiça o seu resultado. De lá pra cá, vários prefeitos passaram e contrataram funcionários a gostos próprios sem nunca se discutir a realização de concurso público. A cidade cresceu e já está na hora de profissionalizar os serviços da administração pública.

Willian Chaves

2 comentários:

Nelio Chaves disse...

Por acaso, nao tenho votado nas ultimas eleiçoes, no momento nao TENHO pretençao de partido e nem moro Matipó, mas a situaçao de concurso publico virou simplesmente uma arma que o partido que está na prefeitura nem se quer utiliza pois seria suicídio nas próximas eleiçoes, caso contrario como seria angariar eleitores se nao os dao trabalho, mas como os eleitores nao pensam que se a cidade cresce tem que ter um serviço de saúde mais eficiente, um serviço de coleta de lixo mais eficiente(uma coleta com eco-pontos), uma empresas que separa o lixo ao invés de simplesmente abarrotar o aterro sanitário, tenho mais coisas para colocar, mas ai ou tomo partido politico ou entro na disputa, nem um nem outro um, apenas uma dica, BOM DOMINGO A TODOS.....

Anônimo disse...

MAS JÁ TEVE CONCURSO PÚBLICO EM MATIPÓ, INCLUSIVE CANCELADO PELAO EX PREFEITO.....