quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Câmara de Matipó elege novo presidente

O Legislativo de Matipó se reuniu na manhã desta quarta-feira, 01/12, para escolher o novo presidente da Câmara para os próximos dois anos. Com apenas duas chapas inscritas, o resultado renovou por mais um período o atual presidente da Casa, Evandro Gonçalves de Oliveira. Essa foi a 23ª eleição da Câmara de Vereadores de Matipó.

Além dos vereadores - Adão Ricardo, André Luis Gardingo, Fernando Augusto Perreira, Geraldo Cândido Vieira, Jorge Lopes de Abreu, Luciano Fortunato, Paulo Henrique Fraga Gardingo e Raimundo Rodrigues da Silva - estiveram presentes os que ajudaram na composição da mesa o sr. Toninho (atual Advogado da Câmara), e o secretário Jorge Mendes; a Polícia Militar de Matipó e algumas pessoas da sociedade também prestigiaram a sessão.

Logo no início da sessão o vereador Paulo Henrique Fraga Gardingo lançou sua candidatura demonstrando seu descontentamento com a atual gestão, afirmando que a população não reconhece o trabalho dos vereadores dizendo que os mesmos não fazem nada, palavras que o referido vereador diz ouvir nas ruas. E ainda afirmou “estou me candidatando, mas sei que vou perder e que só terei o meu voto”.

O atual presidente lançou sua candidatura à reeleição, ficando assim as chapas concorrentes: do atual presidente Evandro Gonçalves de Oliveira e o vereador Paulo Henrique Fraga Gardingo. "Vandinho" como é conhecido venceu a disputa por oito votos a um.

Após o término da votação, um cidadão de Matipó, sr. Geraldo, fez uma reclamação perante aos vereadores sobre o fornecimento de água da COPASA, ele assegura que todo o final de semana falta água em sua casa, e pediu que os vereadores tomassem providências a respeito. O vereador Fernandão ressaltou que está sendo feito o possível para o bem do povo e colocou-se a disposição para outras providências com relação ao assunto abordado.

A sessão terminou com a leitura da ata e a assinatura dos vereadores presentes.

A eleição para a Câmara de Vereadores de Matipó demonstrou o contentamento do vereadores com a gestão que já perdura, por alguns mandatos, do vereador Vandinho. Há que se ressaltar, que foi sob sua administração que nasceu a sede própria do Legislativo da cidade, o que já poderia ter acontecido há vários anos. O que ainda não se sabe é qual o verdadeiro papel dos vereadores do município. A reclamação colocada em plenário pelo vereador Paulo Henrique encontra embasamento nas ruas da cidade. Os moradores não sabem o verdadeiro propósito da Casa legislativa, caso que não é peculiar de Matipó, mas sim de todo o Brasil. 

Com a modernização chegando a todo vapor, se espera uma atitude mais clara e objetiva dos vereadores. O princípio da Publicidade, contido na Constituição Federal de 1988, deixa claro que a população tem o direito de saber sobre as ações efetuadas pelos poderes constituídos. Outra questão é a participação do Legislativo nas atividades sociais e culturais do município. Vamos esperar para ver o que vai acontecer nos próximos dois anos, aliás, já se discutem as eleições municipais. 

Este blog está à disposição dos Vereadores que queiram se manifestar e dar publicidade às ações da CÂMARA.

Willian Chaves com informações do Matipó Vip

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente comentário sobre o tema Willian. OS vereadores não só de Matipó mas de todo o Brasil precisam legitimar os votos de confiança da população e os salários pagos pelo erário. Precisam legislar e tornar estes atos públicos à população. A internet é um ótimo veículo que poderia ser utilizado. Um site da Camara de Vereadores de Matipó pode ser um bom começo.

Genaro Mendes