quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CASO DE POLÍCIA: Homem dá golpe em 45 pessoas e envolve APAE de Matipó

Nesta terça-feira (19), um homem visitou a APAE de Matipó, onde relatou que iria ministrar cursos de cunho técnico-profissional pela empresa SIP - Sistema de Informação Profissional.

Após ter conseguido arrecadar R$ 3.375,00 em dinheiro de vários interessados nos cursos técnicos de informática e contabilidade, não mais retornou. O golpe foi denunciado ao Blog do Willian Chaves por uma pessoa lesada. 

Veja um trecho da denúncia:

"Hoje minha mãe me ligou querendo informações sobre um pessoal que estava anunciando um curso de informática em parceria com a APAE. Segundo eles, a instituição (APAE) cederia a sala e a cada 40 alunos matriculados no curso eles dariam 1 (um) computador para a entidade.

Eu não sei exatamente quantas pessoas fizeram a matrícula no curso, nem minha mãe (ela foi uma dessas pessoas), e segundo ela, na APAE também não sabiam informar a quantidade de matriculados. A questão é que a primeira aula estava marcada para hoje (18/10), mas ninguém apareceu, e segundo minha mãe, alguém de Abre Campo relatou que deram calote lá. As pessoas que se matricularam no curso já pagaram R$ 75,00 cada uma, e minha mãe não teve ainda nenhuma satisfação, nem aula, nem seu dinheiro de volta.

Pelo que me parecem, estão usando a APAE para se aproveitar da boa fé das pessoas para depois sumir com o dinheiro delas."

As vítimas relataram que o referido técnico deu o nome de Eduardo Marcelino. A sua descrição é de um homem magro, moreno, altura mediana, aparentando ter 24 anos.

Ele ainda disse que estava em Manhumirim, contudo a namorada dele, que reside em Matipó, informou que ele está em Uberlândia.

Diante dos fatos, a PM fez o Boletim de Ocorrência e repassou as informações para o setor de inteligência da PMMG.

O golpe é sério e compromete a reputação respeitadíssima da APAE. De uma coisa pode-se ter certeza, antes de pagar por qualquer produto, é melhor verificar em todas as circunstâncias a veracidade das ofertas. Agora, nem mais as cidades do interior escapam das ações desse tipo de bandido golpista.

P.S. O fato descrito acima pertence a filha de uma vítima que denunciou o golpe ao Blog do Willian Chaves. Para preservar e não causar problemas futuros à fonte, decidi não publicar o nome da denunciante.
Willian Chaves

5 comentários:

Anônimo disse...

Esteve em minha cidade um homem de nome Alexandre Mendes Amaral, mesmas características do ocorrido, porém parece um pouco mais velho, a SIP treinamentos,é de Uberlandia(MG) e endereço rua Hércules,110, jardim Brasilia e telefone 034-3223-4022,CNPJ07795942/0001-52 e o celular dele é: 034-9179-1496 e CPF 071.119.216-23 e RG 6.545-784 e a responsável pela empresa até então se chamava Rivania Mendes do Amaral.Penso pode não ser ele, mas usou o nome da empresa e esta é responsável,também estou no prejuízo, mas terminando os cursos entrarei na justiça

Geovanna Martins disse...

Em minha cidade implantamos o projeto diversas vezes com a sip treinamentos.
Até então nunca tive nenhum problema desse tipo.
Em uberlândia existem diversas empresas e nem todas fazem o trabalho corretamente.
Não tenho nada a reclamar da sip treinamentos estou muito satisfeito.

joão Batista disse...

Na minha opinião acho que independentemente de qualquer coisa é contra a lei divulgar dados pessoais como documentação, telefones e cnpj de empresas o responsável poderá ser até processado.

sidnei - ivaiporã/pr disse...

ESTEVE EM MINHA CIDADE NO ANO PASSADO, A SIP TREINAMENTOS OFERECENDO CURSO DE INFORMATICA E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES EM PARCERIA COM SINDICATO SEM CUSTO NENHUM PARA A EMPRESA.UM RAPAZ VEIO FAZER A INSCRIÇÃO E UMA MULHER VEIO ENTREGAR OS LIVROS DO CURSO. O CURSO FOI OFERECIDO EM UM MÊS DEPOIS DISSO OS PROFESSORES NÃO COMPARECERAM MAIS.
POR ISSO EU E MEUS COLEGAS ENTRAMOS COM PROCESSO CONTRA A EMPRESA, PARA REEMBOLSAR.

Anônimo disse...

Infelizmente hoje no brasil praticar golpes se tornou comum em todas as aréas, mas isso não quer dizer que não exista pessoas que desenvolvam o trabalho de forma séria e idonêa e tenham realmente como objetivo a qualificação profissional. Pois se nem os dedos das mãos são iguais, como podemos afirmar que toda empresa que oferece curso profissionalizante nestes estão praticando ato ilicito.
O que deve ser feito por todo e qualquer pessoa interessada em fazer um curso de capacitação a preço mais acessivel é se informar sobre a empresa antes, checar as referências que ela tem (investigando como esta empresa se porta após a venda do material), só assim, os interessados em se capacitar poderam fazer com tranquilidade a sua matricula e as empresas que trabalham de forma correta ficam respaldadas de serem confundidas com golpistas.
Detalhe, eu sou um parceiro de uma empresa de uberlandia, onde desenvolvemos o trabalho a 3 anos consecutivos com sucesso.