sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pelotão da Polícia Militar será reativado em Realeza

O pelotão da Polícia Militar em Realeza será reativado. A notícia foi divulgada oficialmente nesta terça-feira, 10, durante a visita do Coronel Renato Vieira, Comandante Geral da Polícia Militar à cidade de Manhuaçu no aniversário de 47 anos do 11º Batalhão de Polícia Militar.

Pelotão da PM em Realeza quando foi inaugurado ganhou até uma viatura dos Poderes Legislativo e Executivo (foto de arquivo do Portal Caparaó)

O argumento da Polícia Militar na época era que Simonésia, por ser cidade, tem prioridade na instalação do pelotão. A estrutura foi reorganizada e a unidade de Realeza, que é um distrito de Manhuaçu, passou a sub-destacamento. Durante a visita, o Comandante da 12ª Região da Polícia Militar, Coronel Geraldo Henrique, garantiu que tanto Realeza quanto Simonésia terão pelotões da Polícia Militar por serem localidades estratégicas. “Houve um equivoco na publicação de um ato na criação do pelotão de Simonésia e já orientei a fazer a correção. O pelotão não irá sair de Realeza, especialmente porque isso foi parte de uma reunião minha com os vereadores na época da instalação. Eles e a Administração Municipal se empenharam, liberaram recursos e adquirimos uma viatura. Realeza é um ponto essencial no ambiente estratégico da PM e já passei ao comando do batalhão que o pelotão continua em Realeza. Simonésia também tem assegurado o seu pelotão e será instalado em breve, já que também tem uma importância estratégica”, garantiu.

A cobrança pela reativação da estrutura do pelotão em Realeza ganhou maior repercussão nos últimos trinta dias depois que a sensação de criminalidade aumentou na área rural de Manhuaçu com vários arrombamentos, roubos e furtos em propriedades rurais e comércios de distritos. Outro motivo é que um pelotão tem um efetivo maior de policiais do que um destacamento.

A notícia foi comemorada pelos vereadores Maria Imaculada Dutra Dornelas, Jorge Augusto Pereira, Juarez Cléres Elói e Francisco de Assis Dutra, que apresentaram reclamações nos últimos dias ao comando do batalhão, especialmente por causa da onda de crimes ocorridos nos distritos e na zona rural.

VISITA

Geraldo Henrique Guimarães também aproveitou a visita a Manhuaçu para saudar o Major Luís Carlos Rhodes, que atuou no comando do batalhão interinamente nos últimos cinco meses, e destacar o retorno do Tenente-coronel Ney Castro Brito, que estava fazendo um curso de aperfeiçoamento na Polícia Militar.

O comandante regional ainda ressaltou a disponibilidade do Comandante Geral da PMMG em visitar Manhuaçu: “O Coronel Renato é da casa e viveu muitos anos na cidade de Manhuaçu. Trouxe benefícios para o município nesta visita entregando quatro viaturas neste aniversário de 47 anos. Ele tem manifestado seu carinho e apreço com Manhuaçu e, infelizmente, por questões de agenda não pode vir à cidade antes. É com alegria que recebemos a maior autoridade da PMMG e isso mostra também o prestígio que nossa cidade tem no âmbito da corporação”, salientou.

Carlos Henrique Cruz

Um comentário:

Anônimo disse...

É um absurdo, enquanto distritos de Manhuaçu tem pelotao, uma cidade do porte de Simonesia ser destacamento e ter meia duzia de policiais, sendo que tem 02 distritos o qual um deles está a uns 50 kilometros da cidade.nao consigo entender isso. depois reclamam da criminalidade aumentar.