quarta-feira, 30 de julho de 2008

Moradora de Padre Fialho comemora 108 anos

Funcionários do Departamento de Assistência Social de Matipó, da Unidade de Saúde da Família e moradores de Padre Fialho comemoraram nesta quarta-feira, 30, o aniversário de uma paciente muito especial. Dona Efigênia, como é conhecida em toda comunidade ganhou uma festinha com bolos e refrigerantes no próprio posto para brindar os seus 108 anos de vida. Médicos, enfermeiros, agentes de saúde e toda equipe, além de familiares participaram da comemoração do aniversário de Dona Efigênia Júlia Rosa que, segundo levantamentos, é a pessoa mais idosa do município.

A moradora da Rua Irineu Fernandes, no centro do distrito de Matipó, possui uma história de vida de muita luta e vitórias. Oriunda da cidade vizinha de Sericita, Dona Efigênia só foi registrada 16 anos após seu nascimento, data em que se casou. A centenária matipoense mudou-se tempos depois para a cidade do Rio de Janeiro, deixando alguns filhos em Matipó. Dona Efigênia retornou ao município anos depois para cuidar de cinco netos deixados por uma filha, que havia falecido. A senhorinha cuidou desses netos e de vários outros. No distrito de Padre Fialho, muita gente brinca que boa parte dos moradores são descendentes de Dona Efigênia. “Uma guerreira que ainda vai muito longe”. Assim define o médico responsável pelo PSF de Padre Fialho, Dr Cristiano, que realizou uma cirurgia no colo do fêmur de Dona Efigênia há menos de dois meses.

Os familiares também participaram da comemoração e destacaram o carinho dos funcionários com Dona Efigênia. Nos cumprimentos, os familiares desejavam muitos anos de vida à centenária, que com bom humor respondia: “Não! Não! Já chega! São muitos anos já”. Willian Chaves

Nenhum comentário: