terça-feira, 30 de novembro de 2010

São Pedro dos Ferros: Bois: primeiros clones da raça gir

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) registrou no final do mês de outubro, os dois primeiros animais da raça gir obtidos através da técnica de Transferência Nuclear, popularmente conhecida como clonagem. 

Os registros foram realizados na fazenda Brasília, localizada próximo ao município de São Pedro dos Ferros (MG). Na oportunidade, foram registradas duas bezerras, com pouco mais de 60 dias de idade, clones da matriz Luzíada, reconhecida campeã em pista e em torneios leiteiros. As bezerras (Luzíada de Brasília TN1 e Luzíada de Brasília TN2) foram registradas pelo técnico da ABCZ João Eudes Lafetá Queiroz. A empresa que produziu os clones foi a Cenatte.

Segundo Flávio Lisboa Perez, diretor administrativo da Fazenda Brasília, a matriz Luzíada foi escolhida para doar material nuclear para dar origem aos clones por ser um dos maiores valores genéticos da fazenda Brasília, primeiro pela excelente produção e em segundo pelo fato de suas progênies terem superado as qualidades da matriz. “Esperamos que estes dois animais transmitam a seus descendentes as mesmas qualidades da Luzíada. Esta vaca é mãe de grandes matrizes gir leiteiro, entre elas, Surpresa, Deusa, Estreia e União de Brasília, todas elas campeãs nas pistas de julgamento e em torneios leiteiros”.

O primeiro clone registrado pela ABCZ foi da raça nelore. A fêmea Divisa Mata Velha TN 1, foi registrada aos três meses de idade, no dia 01 de dezembro de 2009.

Os critérios para a concessão do registro foram definidos em 2007 por uma comissão técnica formada por pesquisadores de várias universidades e centros de estudo. Algumas das exigências é a obrigatoriedade do doador nuclear ser portador de registro genealógico de nascimento ou definitivo.

wmcnoticias@gmail.com

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Polícia Militar inicia operação especial de fim de ano

Polícia Militar iniciou nesta segunda a Operação Natal 2010. Ela é realizada todos os anos durante o período de festas e também de maior circulação de dinheiro, devido ao pagamento do 13º salário.

O Assessor de Comunicação Organizacional do 11º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Jeferson Vitor, explicou que a operação acontecerá o início de 2011, com reforço de policiamento nos locais de comércio mais intenso, como a região da Baixada e ruas do Centro da cidade. O Calçadão da Amaral Franco e a praça Cinco de Novembro também contarão com esta segurança intensificada.

Segundo o capitão, neste período, o efetivo colocado nas ruas contará com o apoio dos servidores do setor administrativo, integrantes da banda e alunos do Curso Técnico de Segurança Pública, cuja formatura está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2011. O reforço será realizado diariamente com empenho de cerca de 30 policiais nas ruas. A atividade servirá de estágio aos alunos do CTSP e contará sempre com a presença de um policial já formado”, ressalta o Capitão Laurito Reis, Comandante da 195ª Companhia de Ensino e Treinamento.

PEQUENOS FURTOS

A intenção da operação é coibir pequenos furtos e roubos durante as compras de fim de ano. “Nesse período, as pessoas recebem o 13º salário, mas algumas se descuidam da segurança”, afirma o Capitão Vitor.

Além da intensificação do policiamento, pedestres e comerciantes serão instruídos para não serem vítimas de assaltos. Panfletos serão distribuídos com dicas de segurança e medidas de autoproteção. “As pessoas devem dar preferência aos cartões e cheques, evitando grandes quantias de dinheiro. Muita atenção com bolsas, celulares e outros objetos de valor”, destaca o oficial.

Além dos panfletos, serão utilizadas mídias de apoio para incentivar as compras seguras neste Natal. “Vamos utilizar de ações em rádios, adesivação em veículos e outdoors para chamar a atenção dos consumidores”, conclui.

Dicas de segurança

- Pague as compras com cheque ou cartão

- Evite andar com muito dinheiro

- Fique atento com a carteira, celular, bolsa e sacolas

- Não ande desatento, conversando ao celular

- Evite as aglomerações de pessoas

- Antecipe suas compras para dias e horários de menor movimento

- Fique atento aos esbarrões

- Mantenha as crianças à vista e as identifique com nome, endereço e telefone

- Evite utilizar jóias e roupas que chamem a atenção

- Tenha dinheiro separado para pequenas despesas

- Evite ficar com as duas mãos ocupadas ao mesmo tempo

- Não reaja em caso de roubos, mantenha a calma e acione a PM em seguida

-Não acredite em propostas de dinheiro fácil. São golpes de estelionatários

Carlos Henrique Cruz e 11º BPM

sábado, 27 de novembro de 2010

AMÉRICA MINEIRO DE VOLTA À ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO

O América Mineiro est5a de volta `elite do futebol brasileiro.

Quem deve estar feliz é o deputado estadual Alencar da Silveira Jr uma dos diretores do clube.

PARA BÉNS AO COLEHO. TIME DE TODOS OS MINEIROS.

Willian Chaves

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Casa desaba em Visconde do Rio Branco e uma mulher desaparece

A chuva forte que começou durante a noite de quarta-feira e se intensificou na madrugada desta quinta-feira na Zona da Mata provocou o desabamento de uma casa de dois pavimentos às margens do rio Xopotó, em Visconde do Rio Branco.

Uma mulher de 72 anos, moradora da residência, desapareceu após a queda, que ocorreu por volta das 7h. De acordo com a prefeitura da cidade, o nível do rio subiu muito e a estrutura da casa não suportou. O Corpo de Bombeiros foi enviado ao local para trabalhar nas buscas pela vítima.

A chuva deixou ainda vários pontos da zona rural isolados, em função da queda de pontes. Conforme balanço da prefeitura, pelo menos 20 famílias ficaram desabrigadas e tiveram que procurar casas de parentes e amigos. O bairro Rancho Verde ficou isolado e função da chuva.

Em Ubá, cidade vizinha, a chuva também trouxe prejuízos. Segundo informações da prefeitura, o nível do rio subiu 4,5 metros acima do normal. Muros de casas desabaram e inundações prejudicaram a região central da cidade, a rodoviária, além dos bairros Santa Luzia, Lava Pés, Galdino Alvim, Jardim Glória, Copacabana, Inês Globo, Industrial, Ponte Preta, Olaria, Meu Sonho e Vila Regina.

A Defesa Civil foi acionada nas duas cidades.
Fonte: O Tempo Online

PM de Matipó prende o último autor que colocou fogo em andarilho na cidade de Abre Campo


A Polícia Militar de Matipó, sabendo do crime bárbaro que ocorreu na cidade de Abre Campo, onde 03 (três) autores atearam fogo no corpo de um andarilho, causando lesões graves, tendo conhecimento que um dos autores havia evadido, passou a fazer rastreamento com o intuito de localizar tal indivíduo, pois através de levantamentos e informações, os policiais descobriram que o autor Rafael Gonçalves Borges, 20 anos, conhecido como “Colero”, tem parentes e familiares na cidade de Matipó, e também que tal indivíduo já cometeu diversos delitos em Matipó, tais como: roubo a mão armada, roubo a transeunte, furtos entre outros, sendo assim, seria grande a possibilidade do autor tentar esconder na cidade.

Então a PM realizou monitoramento com o intuito de encontrá-lo e no dia 24/11/2010, por volta das 19h30min, os policiais militares abordaram Rafael na Praça Padre Fialho, s/n, Centro, Matipó - MG, conduzindo-o até a delegacia de Abre Campo para as maiores providências.

HOMENS ATEAREM FOGO EM ANDARILHO EM ABRE CAMPO

No dia 23/11, por volta das 18h00, a PM compareceu ao hospital da cidade de Abre Campo, onde foi informada pelo plantonista que, deu entrada hospitalar, um cidadão desconhecido que é andarilho, com diversas queimaduras pelo corpo, proveniente de substância inflamável.

Em contato com a vítima RENATO GOMES, 22 ANOS, ele informou que estava próximo à Praça Tiradentes quando foi surpreendido pelos acusados, Rafael Gonçalves Borges, 20 anos, Walt Ferreira Gomes, 30 anos e Luiz Marques da Cruz, 22 anos, momento em que, Walt ferreira, jogou cachaça no corpo dele em seguida ateou fogo.

A testemunha Odair, que estava presente no momento dos fatos, relatou à PM que, após verificar a dimensão do fogo, pulou sobre a vítima com intenção de apagar as chamas, além de ter presenciado todo o ocorrido, inclusive a participação dos acusados.

De posse das informações, os Policiais Militares saíram em rastreamento sendo o acusado Luiz Marques localizado nas proximidades da Praça Tiradentes e acusado Walt ferreira, localizado em sua residência. Ambos foram presos em flagrante delito, sendo conduzidos até a Delegacia de Polícia. O acusado Rafael Gonçalves até o presente momento não foi localizado.

A vítima encontra-se internada em observação, devido à gravidade das queimaduras. Ainda foi apreendida uma garra descartável contendo pequena quantidade de cachaça.

Matipó vip com informações: PM Matipó e Polícia e CIA

MATIPÓ: PM prende foragido da Justiça por dirigir bêbado

Após receber denúncia anônima de que um motociclista, identificado como Marceliano Vieira da Silva, transitava em zigue-zague pelas ruas do Centro de Matipó, a Polícia Militar realizou patrulhamento se deparando com a motocicleta Honda CG Titan, cor vermelha, placa HAP 0181 de Manhuaçu.

Ao ser dada a ordem de parada o condutor não obedeceu saindo em disparada em alta velocidade próximo à Policlínica Municipal. A PM iniciou a perseguição. O motociclista evadiu pela estrada que liga Matipó a Granada. Com o estado precário da estrada a PM conseguiu interceptar o motociclista.

Durante a fizcalização dos documentos de porte obrigatório, a PM percebeu que o condutor apresentava sinais de ter ingerido bebida alcoólica.

A PM submeteu o infrator ao teste do bafômetro e foi constatado 1,01 MG/L, índice acima do permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro. A PM ainda constatou que o selo da placa da motocicleta estava violado e o condutor não portava documentos e não possuía habilitação.

Para piorar a situação do condutor infrator, após pesquisa no Sistema Integrado de Defesa Social verificou-se que havia contra o meliante Mandado de Prisão em aberto.

A PM deu ordem de prisão em flagrante de delito e conduziu o condutor à Delegacia de Abre Campo, além de apreender a motocicleta.

Willian Chaves com informações da PM Matipó

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MATIPÓ: PM flagra motorista embriagado


A Polícia Militar de Matipó apreendeu um homem identificado como Salvador Alves Dutra após a abordagem de seu veículo, uma VW/Brasília placa GPN-3652, de Santa Margarida, pelo motorista estar conduzindo o veículo sob influência de álcool. A PM realiza trabalho de rotina na Rua Waldomiro Mendes de Almeida no Bairro Exposição.

O homem apresentava sinais de embriaguez, hálito etílico, sonolência, olhos vermelhos e desordem nas vestes, como expressa o anexo da Resolução 206/06 do Contran.

O motorista foi convidado a passar pelo teste do bafômetro, como manda a legislação, e foi constatado 0,65 MG/L configurando, portanto, a embriaguez, conforme previsto no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, e deu voz de prisão em flagrante de delito.
 
A PM lavrou o auto de infração e conduziu o motorista à Delegacia de Abre Campo que ficou à disposição da Justiça. O veículo apreendido foi removido ao pátio credenciado também em Abre Campo e recolhida a CNH – Carteira Nacional de Habilitação e os documentos do veículo.

Durante a confecção do Boletim de Ocorrências o condutor chegou a cochilar, caracterizando sinais claros da influência do álcool.

Com informações da Polícia Militar de Matipó

ATENÇÃO: BR 381 via de acesso a BH é fechada por causa de chuva


Apesar dos avisos de interdição para reconstrução de parte da rodovia, alguns motoristas continuam tentando passar pelo trecho da BR-381 que está fechado para o tráfego de veículos na altura de Ravena, na região metropolitana de Belo Horizonte. A previsão é que a pista continue fechada nos dois sentidos até o próximo sábado (27).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os motoristas tentam passar pelo acostamento, mas descobrem que a via está completamente interditada e precisam voltar para pegar um dos desvios sugeridos. "Nem com uma bicicleta dá para passar por lá", afirmou um dos agentes.

A decisão foi tomada nessa terça-feira (23) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e foi informada pelo engenheiro Alexandre de Oliveira, depois de avaliação feita no local após a chuva que atingiu a região na noite de segunda-feira e manhã de terça.

Segundo o engenheiro, o asfalto está oco no trecho e será preciso retirar todo o asfalto velho, preencher os espaços vazios e depois refazer o asfalto.

Desvios

Os motoristas que saem de Matipó para a capital devem ficar atentos para seguir pela MG 262, no trevo de Rio Casca, passando por Ponte Nova e Ouro Preto, o que aumenta a viagem em cerca de 70 km.

Quem precisa viajar no período da interdição vai gastar mais tempo e combustível. Aqueles que seguem em direção a Vitória, devem ir até Ouro Preto, seguir para Ponte Nova, depois para Rio Casca e continuar viagem em direção a Vitória pela BR-262.

Os que saem de Belo Horizonte em direção a Itabira, devem seguir para Ouro Preto, depois para Mariana, em seguida Barão de Cocais até chegarem ao trevo de Itabira. Já os que vão para a região Nordeste, de Teófilo Otoni em diante, devem seguir pela BR-040, em seguida pegar a BR-135 até Montes Claros. 

Willian Chaves
FONTE: Jornal O Tempo

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Polícia prende suspeito de praticar roubos em Matipó

Na data de 18 de novembro, a Polícia Civil capturou em Caratinga-MG Adriano Campos de Jesus, O “Adrianinho”. Adriano é suspeito apontado pela Polícia Civil em envolvimento nos roubos que apavoraram a comunidade rural de Matipó-MG no primeiro semestre de 2010. Ainda no primeiro semestre de 2010 a Polícia Civil conseguiu identificar os autores dos roubos e recuperar diversos bens subtraídos das vítimas, entre motocicletas, equipamentos de informática e maquinários agrícolas. Porém, a prisão dos suspeitos prescindia de mandado judicial, uma exigência legal.

Após argumentação do Delegado de Polícia de Matipó junto ao Judiciário da Comarca de Abre Campo, mandado de prisão foi expedido em desfavor de Adriano e Gilcinei Pereira Lopes, o “Ney”, este último morador de Matipó. Com a autorização judicial em mão a Polícia Civil passou a realizar sistemáticos rastreamentos com o fim localizar os suspeitos, obtendo êxito em prender Adriano em Caratinga-MG na última quinta-feira.

“Ney” ainda está foragido e é agora suspeito de novas práticas criminosas em outros municípios.

A prisão de Adriano faz parte de um conjunto de ações dirigidas pela Polícia Civil para atacar os crimes na zona rural de Matipó e Santa Margarida. As investigações ocorrem em sigilo de justiça e somente os advogados constituídos pelos suspeitos podem acessar os autos das investigações.

Mesmo com a prisão de Adriano, as investigações não terão fim. Há a necessidade de localizar outros envolvidos, em especial os receptadores dos produtos subtraídos e demais autores.

É prioridade da Polícia Civil em Matipó reprimir os crimes contra o patrimônio de agricultores, pois essas ocorrências criminosas desestimulam os agricultores a buscar uma modernização de seus meios de produção, causando, ainda, uma evasão dos moradores da zona agrícola por medo da violência.

Willian Chaves com informações da Polícia Civil de Abre Campo

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

FACULDADE VÉRTICE CONTA COM MAIS UMA MESTRE ENTRE SEUS PROFESSORES

A professora da Faculdade Vértice, Gabriela Chaves Mendes Justino defendeu sua dissertação, na última terça-feira, dia 09 de novembro, concluindo o Mestrado em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC).

A dissertação teve como título: "Histomorfometria de lesão cutânea induzida submetida a diferentes tratamentos", em que foi realizado um estudo experimental em 40 camundongos com indução de ferida cirúrgica e aplicação de diferentes tratamentos para observar o processo de reparo tecidual.

Participaram de sua banca de avaliação o Prof. Dr. Marcus Vinícius de Mello Pinto, a Profa. Dra. Lamara Laguardia Valente Rocha e o examinador externo Prof. Dr. Mário Antônio Baraúna que após apresentação do tema pesquisado e argüição oral aprovaram a professora com louvor.

Com informações da Faculdade Vértice


Final do Campeonato Municipal de Matipó



Na tarde deste domingo, 21, aconteceu no campo do Boa Vista a final do Campeonato Municipal de Matípó. A estimativa é que mais de mil pessoas foram prestigiar e torcer pelos seus times.
Foram duas decisões, no 2º quadro, disputaram os times do Operário x Esporte, o resultado favoreceu o time do Operário em 2 a 1. Já no 1º quadro o Avante venceu o Juventus por 1 a 0.

As partidas foram um pouco tumultuadas, como era de se esperar numa final tão disputada; mas o espírito esportista falou mais alto e as diferenças ficaram no campo de jogo. O secretário de esportes e também organizador do evento, Juquinha, ficou satisfeito com o andamento do campeonato.

Após o término das partidas, como é de costume, os times receberam as premiações pela mãos das autoridades presentes, dentre elas o prefeito Fabinho Gardingo.

Matipó Vip

sábado, 20 de novembro de 2010

Dois feridos em acidente na curva de Sacramento

José Carlos da Silva, 45 anos e Marco Antonio de Freitas, 29, ficaram feridos em um acidente no KM 570,3 da BR-116 na curva em que fica o acesso ao distrito de São Sebastião de Sacramento, em Manhuaçu, na tarde desta quinta-feira, 18.
 
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta de 17:30 e envolveu uma carreta baú Scania placa JRT 1234, de Feira de Santana/BA, carregado de pneus, e caminhão Mercedes Benz,  placa HFV 6688 de Caratinga/MG. 

Os Bombeiros retiraram Marco Antonio Freitas, carona do veiculo Mercedes Benz, dos meio das ferragens depois que cortaram parte da lataria da cabine. Ele foi socorrido com cortes e escoriações nos braços, pernas e rosto. José Carlos da Silva, motorista do caminhão, teve ferimentos leves.

Segundo informações passadas pela Polícia Rodoviária Federal, o motorista da carreta informou que chovia na hora do acidente e, quando fazia a curva, a carroceria da carreta chiou no asfalto, fazendo com que a traseira do baú se chocasse com a frente do caminhão. 

Diversas pessoas se aglomeram no local na expectativa de saquear a carga de pneus. Equipes das Polícias Militar e Civil também foram acionadas e garantiram a proteção do material. Mesmo assim parte da carga foi levada e algumas pessoas presas.

Jailton Pereira

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Júri Popular: Um dos envolvidos na morte de Presidente da Câmara está sendo julgado


Uma grande movimentação é registrada nesta sexta-feira, 19, no Fórum Desembargador Alonso Starling (em Manhuaçu) durante o julgamento de Cleidimar de Praça Freitas, 20 anos, denunciado pelo Ministério Público pela participação no assassinato do Presidente da Câmara de São João do Manhuaçu, Américo Gonçalves Courradesqui, em 5 de julho de 2009.

Como o processo foi desmembrado, o principal acusado, José Gilmar Fernandes Praça (Gil Pé de Bicho), 29, ainda não tem julgamento marcado.

Américo foi morto por volta das 10h30 na rua Vicente Estevão Florêncio em frente à casa dele, no Centro da cidade de São João do Manhuaçu. O lavrador José Gilmar Fernandes Praça, de 29 anos, conhecido com ‘Gil Pé de Bicho’, chegou e atirou no presidente da Câmara. 

Em seguida, fugiu de moto. O sobrinho dele, Cleidimar de Praça Freitas, 20 anos, é apontado como quem deu suporte ao tio, observando a movimentação de Américo. 

O Promotor de Justiça Dr. Fábio Santana sustenta que a tese de homicídio qualificado e ofereceu denuncia argumentando que o rapaz teve participação ativa no crime. A defesa é feita pelos advogados Roberto Gomes Pereira Neto e Alex Barbosa de Matos.
 
Segundo testemunhas, Américo Courradesqui estava lavando o carro que acabara de comprar, quando Gil chegou à pé e atirou à queima roupa contra o vereador, que morreu na hora. Os disparos acertaram a cabeça e as costas de Américo. 

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bombeiros de Manhuaçu atendem dois acidentes no feriadão

O Corpo de Bombeiros de Manhuaçu e a Polícia Rodoviária Federal registraram dois acidentes mais graves com veículos durante o final de semana e feriado prolongado nas estradas da região.

Na BR-116, próximo a São Pedro do Avaí, um veículo capotou e saiu da pista no km 584, por volta de 18 horas de sexta, 12.

O motorista Marcos Agostinho Dutra, 31 anos, e mais quatro passageiros foram socorridos somente com ferimentos leves.

Já no trecho entre Manhuaçu e Reduto, no km 31 da BR-262, houve um acidente na madrugada de sábado, 13.

Luiz Cláudio do Carmo Marques, 33 anos, foi socorrido com traumatismo crânio-encefálico, corte no rosto, inconsciente e com sinais vitais comprometidos.

Segundo relato da testemunha, Luiz Cláudio foi projetado para fora do carro, após o veículo capotar na rodovia.

Após analise e procedimentos de primeiros-socorros, o Corpo de Bombeiros conduzido o motorista para a Unidade de Pronto Atendimento.

Carlos Henrique Cruz

domingo, 14 de novembro de 2010

Marcolino Martins toma posse como vereador na Câmara de Caputira



Em sessão extraordinária, realizada na tarde da última quinta-feira, 11, na Câmara Municipal de Caputira, tomou posse o vereador e grande amigo Marcolino Martins de Oliveira. Com a renúncia do ex-vereador Getúlio Wilian, no final do mês de outubro, por ter recebido o convite para ocupar o cargo de procurador do município, o seu suplente nas últimas eleições foi convidado a assumir a função.

Marcolino já havia exercido a função de parlamentar no período entre 1993-1996 e inda nos anos de 2005 à 2008. Ele também ocupou a presidência da Casa Legislativa, no biênio 93/94, e o cargo de vice-prefeito entre os anos de 1997 e 2000.

RETORNO

Os colegas vereadores acolheram o novo edil com palavras de carinho e apreço. Eles destacaram a contribuição e a competência na vida política e no desenvolvimento de Caputira do ex-vereador Getúlio Wilian de Oliveira e Silva, que exercia seu segundo mandato. Outras personalidades também manifestaram e destacaram passagens importantes da trajetória bem sucedida do vereador Marcolino e suas contribuições em prol de melhorias para os caputirenses.

Para novo vereador, que até então exercia a função de chefe do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Caputira, esta foi uma data marcante em sua vida, pois o retorno à Câmara representa a continuidade do seu trabalho de dedicação às causas da população caputirense.

Senisi Rocha

sábado, 13 de novembro de 2010

MEC libera Gabartito do ENEM. CONFIRA!

Foram divulgados no fim da tarde desta sexta-feira (12) os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último fim de semana.

A divulgação só foi possível após o Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região derrubar a liminar que suspendeu o exame e a divulgação do resultado das provas.

Confira os gabaritos:









No sábado (6), primeiro dia do exame, foram aplicadas as provas com questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

Já no domingo (7), segundo dia de provas, as provas foram sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, e redação.

A descoberta de erros no Enem ocorreu logo após o término das provas de sábado, quando os candidatos relataram ter recebido o caderno amarelo faltando questões ou com questões fora da ordem. O cabeçalho do cartão de respostas também continha erros.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, ainda na noite desta sexta-feira (12), uma página para os candidatos que preencheram o gabarito na ordem inversa. O órgão ainda deverá disponibilizar outra página para os candidatos cujo caderno amarelo estava incompleto.

Willian Chaves com informações do Portal O Tempo Online e Agências de Notícias

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

MATIPÓ: Aposentado de 73 anos é acusado de estuprar criança de 5

A polícia procura um aposentado de 73 anos acusado de estuprar uma criança de cinco anos em Padre Fialho, distrito de Matipó.

A mãe da menina contou que, na noite de quarta, 10, houve uma queda de energia no distrito e, quando foi procurar a filha, a encontrou sentada na cama do aposentado. A criança estava sem a calcinha e o homem com a calça arriada.

Os policiais foram chamados já na quinta-feira. O aposentado havia saído e disse a vizinhos que iria fazer exames em Ponte Nova. A PM apurou que, na realidade, ele foi até a casa de um vereador e pagou 100 reais para que fosse levado até a rodoviária de Manhuaçu, durante a madrugada.

O homem fugiu e não foi localizado. A criança foi encaminhada ao serviço de saúde em Matipó.

Carlos Henrique Cruz

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mais uma vítima de acidente automobilístico, em Rio Casca

De acordo com o site Rio Casca Online, hoje pela manhã no Km 103 da rodovia BR-262, sentido Rio Casca Abre Campo, o veículo conduzido por Luziana Russo Gabriel derrapou na pista e colidiu violentamente com uma árvore.
No automóvel estavam também, sua filhinha com poucos meses de idade e sua mãe, Nazaré Russo, que faleceu no local.

Após a perícia ficou constatado que sob chuva a motorista perdeu o controle do carro na curva, o que acabou provocando a colisão frontal. Ainda, segundo a Polícia Rodoviária Federal, o air-bag do veículo foi o responsável por salvar a vida da condutora, que sofreu fraturas e escoriações, mas encontra-se bem. Segundo os policiais o bebê-conforto foi responsável por salvar a vida da criança. Não se sabe se a vítima fatal estava ou não com o cinto de segurança.

Embora populares que tiveram o primeiro contato com o acidente tenham informado à Polícia Rodoviária Federal que a vítima estava com o cinto de segurança, há suspeita de que ela estivesse sem ele, haja vista que o air-bag, o cinto e também o bebê-conforto foram eficientes na proteção da motorista e do bebê.


Texto: Pascoal Online - Raul Soares
FONTE: RIO CASCA ONLINE

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Batida entre Uno e Van da Prefeitura de Matipó mata Toninho Taxista

O taxista Antônio Gomes Pereira, 61 anos, morreu em um grave acidente no km 65 da BR-262, no trecho entre os trevos de Matipó e Santa Margarida, no início da tarde desta terça-feira, 09. Dezesseis pessoas ficaram feridas na colisão entre o Uno dele e uma Van da Prefeitura de Matipó.

Segundo testemunhas, chovia no momento do acidente. O Uno, placa JEK 5346/Matipó, bateu de frente com a van da Prefeitura de Matipó HLF 1265. Além do motorista que morreu preso às ferragens, a esposa dele estava no táxi. A mulher identificada como Eliane foi socorrida com ferimentos graves para a Unidade de Pronto Atendimento de Manhuaçu.
A van era dirigida por Alexsandro de Souza, 27 anos, motorista da Prefeitura de Matipó. Ele levava quatorze pessoas que haviam atendidas no serviço de saúde em Manhuaçu e estavam retornando para suas casas. Os passageiros foram socorridos com ferimentos leves para o Hospital Cristo Rei, em Matipó.

O acidente aconteceu por volta de 13:30.

Antônio Gomes Pereira era morador antigo da rua Miguel Monteiro e atualmente residia no distrito de Padre Fialho. A  Polícia Rodoviária Federal providenciou o controle do fluxo de veículos. O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e veículos da Prefeitura de Matipó auxiliaram no socorro aos feridos.

Fotos Jailton Pereira - Texto Senisi Rocha 

P.S. Os acidentes automobilísticos têm tirado a vida de inúmeras pessoas. Toninho tinha uma história triste e complicações na saúde, mas lutava diariamente para superar os obstáculos. Notícia triste que me chega e agora a publico. Paz aos familiares. - Willian Chaves

Santa Margarida: um estudante é morto e outro esfaqueado

Um estudante de 16 anos foi morto com uma facada no abdômen na noite deste domingo (07) na praça Cônego Arnaldo, no Centro de Santa Margarida. Além desse homicídio, um outro crime foi registrado duas horas antes com as mesmas características: um rapaz tentou matar outro com uma facada na barriga. As duas histórias teriam sido motivadas por dívidas.

Segundo o relato divulgado pela Polícia Militar, o estudante Thiago Henrique da Silva, 16 anos, estava na praça, por volta de 23 horas, quando Cristiano Moraes Nolasco, 22 anos, sacou uma faca e deu um golpe no abdômen dele. O autor fugiu em seguida.

Populares socorreram o estudante para o pronto atendimento e ele foi transferido para Belo Horizonte. Antes de chegar em Abre Campo, o rapaz não resistiu e morreu.

As testemunhas informaram que o motivo do crime pode ter sido ma divida financeira entre os dois. Cristiano tem 1,75 m de altura, é moreno claro, cabelo preto e estava de calça jeans e camisa de malha no momento do crime.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

A outra ocorrência foi duas horas antes, na rua Nove, no bairro Santa Filomena. Wesley Alfredo da Silva, conhecido como Fredinho, 20 anos, deu uma facada em Lucinei Salvador Nolasco Filisbino, o Ratinho, 22 anos.

Segundo a ocorrência, Lucinei foi até a casa do pai de Fredinho querendo receber uma dívida financeira. Durante o desentendimento, o rapaz pegou uma faca e acertou a barriga de Ratinho e, em seguida, fugiu.

O ferido foi levado para o serviço de saúde e transferido para Manhuaçu em estado grave. A Polícia Militar está em rastreamento na tentativa de localizar os dois acusados dos crimes contra vida praticados na noite deste domingo em Santa Margarida.

Carlos Henrique Cruz

Quadrilha especializada em roubo de carga é presa em Santa Margarida


A Polícia Civil, juntamente com as delegacias de Abre Campo e Rio Casca, região da Zona da Mata Mineira, prendeu nesta sexta-feira dia 05 de novembro em Santa Margarida, quatro integrantes de uma quadrilha que vinham praticando sistemáticos roubos na BR-262, entre os municípios de Rio Casca e Abre Campo.

A operação intitulada “Quilômetro 111”, em referência ao quilômetro da BR com o maior número de ocorrência, ocorreu após 2 meses de investigações.

Com a confirmação de que a quadrilha estava em estado de flagrância, pois praticaram um roubo a um caminhão durante a noite do dia 04/11, uma equipe da Polícia Civil foi deslocada para a região do Córrego São Paulo, na propriedadedo Sr. Adir Viana (Diroca) em Santa Margarida e lá prenderam os quadrilheiros Wallace Geraldo Queiroz da Silva, Uesley Tiago de Almeida, Claudiney da Silva Gomes e Gladiston Ferreira Pedra, recuperando toda a carga subtraída na noite anterior, avaliada em R$ 51.000,00.

Os detidos são apontados como autores de oitos roubos de carga e caminhões ocorridos na BR-262 desde o mês de agosto. Com a prisão dos quatro integrantes na sexta-feira, quatro roubos e uma tentativa de roubo foram provados.

Entre os detidos está Wallace Geraldo Queiroz da Silva, um dos chefes da quadrilha. Com sua prisão espera-se atingir o núcleo da quadrilha.

Mesmo com a prisão desses integrantes, a Polícia Civil permanece com investigações para apurar todos os roubos ocorridos nos últimos 12 meses na região, pois há integrantes da mesma quadrilha ainda soltos com há uma quadrilha especializada em roubo de caminhões agindo no mesmo trecho da BR-262, porém entre Rio Casca-MG e Venda Nova do Imigrante-ES.

As investigações são conduzidas pelos Delegados de Polícia Civil Dr. José Marcelo de Paula Loureiro e Dr. Carlos Roberto Souza da Silva e suas equipes de Investigadores e Abre Campo e Rio Casca, Minas Gerais.

Com informações de Cidadão Margaridense e Polícia Civil

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Casa de prefeito de Manhuaçu é assaltada

A casa do prefeito Adejair de Barros foi assaltada neste final de semana em Manhuaçu, durante a 1° noite da Feira da Paz que acontece no Parque de Exposição.

O assalto ocorreu na rua Olímpio Vargas por volta de 04h da manhã, quando o Sub Ten. Gonçalves, que encerrava seu serviço, trafegava pela rua e flagrou o acusado do furto, Paulo da Silva, saltando de uma varanda no 2° andar da residência do prefeito Adejair (PSDB).

O acusado já havia furtado duas cadeiras que estavam na varanda, colocando os produtos do furto na calçada e quando se preparava para fugir foi abordado pelo Sub Ten. Gonçalves.

Junto com acusado do furto havia outro comparsa que fugiu do local, sendo identificado mais tarde.

Paulo foi preso em flagrante. 
Com informações da PM e Polícia e Cia


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Veja a população das cidades vizinhas a Matipó de acordo com o Censo 2010

Fonte: Censo IBGE e Pascoal Online


Relação das 11 cidades circunvizinhas a Raul Soares mais populosas, de acordo com o resultado do Censo de 2010, divulgado pelo IBGE:

caratinga051110
Cidade
População2010
População
2000
1. Caratinga
82.863
77.789

2. Manhuaçu
79.250
67.123

3. Viçosa
70.923
64.854

4. Ponte Nova
55.958
55.303

5. Raul Soares
23.803
24.287

6. Matipó
17.639
16.291

7. Bom Jesus do Galho
15.069
16.173

8. Rio Casca
14.197
15.260

9. Abre Campo
13.304
13.348

10. São Pedro dos Ferros
8.352
9.239

11. Vermelho Novo
4.689
4.572

12. Santo Antônio do Grama
4.075
4.377

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Bradesco inaugura agência em Manhuaçu

Com a inauguração na manhã desta quinta-feira, 04, da agência na rua Antônio Welerson,  Manhuaçu passa a contar com duas agências do Banco Bradesco. A estrutura em Realeza permanece normalmente. 

Adiada por várias vezes, a chegada do Bradesco a Manhuaçu foi decidida após avaliação de mercado feita pelo banco e inaugurada como presente no aniversário de 133 anos do município. “A cidade está crescendo e o banco deve acompanhar esse movimento”, explica o Gerente Bradesco – Regional de Juiz de Fora, Alexandre Azinaro Torres, que participou do evento ao lado do Gerente Geral da Agência Manhuaçu - Mariloni Scoralick do Nascimento, e toda a equipe da nova unidade.

Alexandre Torres garantiu que a nova agência vai marcar um relacionamento duradouro com a comunidade de Manhuaçu. “Estamos chegando com muita disposição, garra e determinação. O Bradesco tem grande expertise em produtos e serviços para as empresas, mas temos uma bandeira de atender a todas as classes, promovendo o desenvolvimento econômico da região e sempre voltado para a sustentabilidade”. 

O gerente regional reconheceu o valor de várias instituições bancárias já atuando em Manhuaçu, ressaltou a experiência do Bradesco e disse que a abertura da agência na cidade era uma demanda antiga. “Houve tentativas anteriores e a comunidade sempre cobrou isso. Esse desejo mútuo vai se concretizar e teremos um trabalho muito bom em Manhuaçu. A receptividade que tivemos sinaliza uma parceria vencedora”, elogiou.

CERIMÔNIA

A cerimônia contou com a presença de autoridades de vários segmentos de Manhuaçu. O Prefeito Adejair Barros desejou as boas vindas ao novo banco na cidade e ressaltou o apoio do município para que novos empreendimentos possam se instalar aqui.

Segundo o gerente geral da agência, Mariloni Scoraklick, a nova estrutura foi preparada para proporcionar conforto e comodidade aos clientes do Bradesco em uma nova fase agora na cidade de Manhuaçu. "Além de a agência ser completa em serviços, também queremos manter as parcerias com o comércio local, especialmente o Bradesco Expresso que já funciona com várias farmácias e mercearias", comentou o gerente geral.


Carlos Henrique Cruz

Inscrições para programa de Estágio Samarco 2011 vai até domingo


Até o próximo dia 7 de novembro (domingo) estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Estágio Samarco 2011. As vagas são para estágios de nível superior e técnico de diversas áreas, para atuação nas unidades da Samarco em Minas Gerais (cidades de Belo Horizonte, Mariana, Ouro Preto e Matipó) e no Espírito Santo (Anchieta). As inscrições podem ser feitas no site da empresa www.samarco.com.

Para os universitários, serão oferecidas vagas em cursos de diversas áreas, como Administração, Direito, Comunicação, Psicologia, Ciências Contábeis, Nutrição, Engenharia diversas, entre outros. Os candidatos devem estar cursando a partir do 5° período da graduação. Para estudantes de nível técnico, a Samarco busca estagiários a partir do primeiro módulo dos cursos de Manutenção Industrial, Mecânica, Mineração, Instrumentação, Automação, Metalurgia, entre outros.

O processo seletivo será feito por meio de análise de currículo, prova online, dinâmica de grupo, avaliação psicológica e entrevistas. Os selecionados iniciarão estágio a partir de fevereiro de 2011 e receberão bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 830,70 (nível superior) e R$ 564,45 (nível técnico) e seguro de vida. Nas vagas para atuação nas unidades industriais de Anchieta, Mariana e Matipó, a Samarco oferece almoço e transporte.

O Programa de Estágio da Samarco tem duração de seis meses, podendo ser renovado por igual período, e tem o objetivo de oferecer aos estudantes uma preparação consistente para o mercado de trabalho. “Ao ingressarem na empresa, os selecionados participarão de treinamentos que auxiliarão na sua formação profissional. Ao longo do período de estágio, os selecionados participarão de capacitação comportamental e técnica, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento de cada um, identificar  aprendizados e expectativas”, explica Luciana Pimenta, analista de Recursos Humanos da Samarco. No encerramento do programa, com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos participantes, serão apresentadas as principais avaliações durante todo o período do estágio.

Programa de Estágio Samarco 2011 
Período de Inscrições: até o dia 07 de novembro de 2010
Onde se inscrever: www.samarco.com
Mais informações: 0800 0312303

Willian Chaves com informações da Assessoria de Imprensa da Samarco Mineração

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MATIPÓ: Homem embriagado atropela e não presta socorro no dia da Lei Seca

Na tarde de domingo, 31/11, dia de eleição e dia em que vigora a Lei Seca, ou seja, proibida comercialização de bebidas alcoólicas, um atropelamento chamou a atenção dos matipoenses. O acidente aconteceu na Rua Nossa Senhora da Conceição, próximo à Prefeitura de Matipó. 
A PM compareceu ao local e se deparou com a vítima, ainda no chão. Trata-se de CILAS FIORAVANTE MACHADO, que conduzia a motocicleta Honda CG Titan, cor azul, placa HBI 5655, e foi atingido por ADRIANO DE SOUZA COSTA, 34 anos, que fugiu do local sem prestar socorro à vítima. 

Cilas foi levado até o Hospital Cristo Reis, sendo em seguida transferido para Manhuaçu onde passou por cirurgias na perna. 

O carro que Adriano conduzia era um Fiat Prêmio, cor azul, placa GLW6158.

Com base nas informações do veículo que havia evadido do local, os Policiais Militares realizaram um cerco, e passaram a fazer rastreamento, com o intuito de localizar tal veículo e seu condutor, sendo que quando a viatura deslocava pelo “Córrego dos Lourenços”, zona rural de Matipó, deparou com o acusado e outra pessoa tentando ocultar o veículo em uma lavoura, momento que foram abordados pelos militares, sendo constatado que o condutor, do veículo, ADRIANO DE SOUZA COSTA, 34 anos, apresentava sinais visíveis de ter ingerido bebida alcoólica e embriaguez.

A PM apreendeu o veículo, que foi levado para a Depol em Abre Campo e recolheu a Carteira Nacional de Habilitação de Adriano, sendo confeccionados e lavrados os autos de infração de trânsito correspondentes às infrações cometidas pelo condutor, tais como: conduzir veículo em mau estado de conservação, pois o veículo estava com os pneus em mau estado, ou seja, gastos, também, por não prestar socorro à vítima de acidente, além dos autos referentes a dirigir veículo sob influência de álcool e sem usarem o cinto de segurança, tanto o condutor quanto o passageiro.

Adriano não quis ser submetido ao teste do etilômetro e recebeu voz de prisão em flagrante delito, sendo conduzido até a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Abre Campo, onde assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência, se comprometendo a comparecer ao Fórum em data posterior.

Com informações da Polícia Militar de Matipó

Batida entre duas motos deixa dois feridos em Caputira

O motociclista José Geraldo de Assis, 29 anos, foi preso pela Polícia Militar de Caputira por causa de um acidente com uma motocicleta na região do Córrego dos Prata, na manhã de segunda-feira, 01.

Segundo o motociclista Diogo da Silva Pereira, 23, ele pilotava sua motocicleta quando José Geraldo veio, em outra moto, no sentido oposto, na contramão e fazendo zigue-zague. Na colisão, Diogo e a vítima Daniela Alves Pereira, que estava com ele na moto, ficaram feridos.

José Geraldo fugiu sem prestar socorro e acabou localizado pela Polícia Militar. Segundo a PM de Caputira, ele foi localizado e levado até o posto de saúde. O médico confirmou a embriagues.

A motocicleta foi apreendida e José Geraldo autuado na Delegacia de Matipó. Ele pagou a fiança e foi liberado. 

Com informações da Polícia Militar

Farmacêutico morre afogado em piscina de clube

O corpo do farmacêutico Wanderlei Emídio Martins, 42, da cidade de Divino, foi encontrado, na manhã desta terça-feira, 02, boiando dentro de uma das piscinas do Carangola Tênis Clube. Ele estava sendo procurado desde que saiu de uma festa de confraternização de laboratórios e farmácias da região, na noite de segunda-feira (1º), e não mais retornou.

Segundo amigos, Vanderlei havia saído da festa para comprar cigarros e não teria retornado. Eles ficaram procurando por ele, mas somente na manhã de terça-feira (2) é que o vigia do clube viu o corpo na piscina do antigo trampolim.

A polícia isolou o local e o clube ficou fechado até o encerramento da perícia. Não havia sinais de violência e o corpo foi levado para necropsia em Muriaé, a fim de determinar a causa da morte.

Segundo os primeiros levantamentos, as filmagens do circuito interno do clube mostram quando Wanderlei saiu da área de festa, por volta de 22:40. A comemoração não envolvia a área da piscina. A principal hipótese é de que ele, como não conhecia o clube direito, tenha caído na piscina e morrido afogado.

Em Divino, amigos, parentes e colegas de trabalho lamentaram o falecimento do farmacêutico. 

Com informações do Jornal O Campeão - Divino