segunda-feira, 30 de novembro de 2009

APAE de Manhuaçu inaugura Centro de Convivência

apaecentroconvivenciainaug_65A mais importante obra dos últimos anos da APAE de Manhuaçu foi inaugurada em grande estilo. Com um cerimônia marcada pela emoção e alegria, convidados e colaboradores festejaram a entrega do Centro de Convivência - um prédio com quatro andares que abriga oficinas especializadas, consultórios, quadra, salão de eventos e uma série de novos serviços.

“Estamos celebrando a concretização dessa obra maravilhosa, mas que inicia uma nova etapa de mais responsabilidade para nós, porque aqui vão chegar mais pessoas a serem atendidas. O sonho hoje se torna realidade. Isso tudo graças aos nossos colaboradores, às doações do Tele APAE, ao esforço de cada um dos funcionários, nossa diretoria e conselhos deliberativo e fiscais atuando como nunca”, comemorou o presidente Renato Cezar Von Randow.

BENÇÃOS

A cerimônia de inauguração foi aberta com as mensagens do Pastor André Ricardo e do Padre Júlio Pessoa Franco abençoando o novo espaço. Em seguida, foi descerrada a placa inaugural e a fita que marcou a abertura do Centro de Convivência.

Na segunda parte da festa, o Presidente da APAE de Manhuaçu Renato Cezar Von Randow recebeu os dirigentes da Federação Nacional das APAEs Deputado Federal Eduardo Barbosa e da Federação Estadual Sérgio Sampaio, além do Prefeito de Manhuaçu Sérgio Breder, o Presidente da Câmara Toninho Gama, os deputados estaduais Sebastião Costa e Bráulio Braz, o Secretário de Assuntos Institucionais de Belo Horizonte Mário Assad Júnior, os autodefensores Sandra e Douglas e a diretora da APAE Escola Tânia Maria Alves.

ESPAÇO ADEQUADO AO FUTURO

O Centro de Convivência tem uma piscina especializada para a hidroterapia e desenvolvimento das habilidades aquáticas; ampla sala de fisioterapia, consultórios médico e odontológico, escovódromo, quadra, clube de mães, telemarketing, oficinas de culinária, papel reciclado, artes cênicas, bijouteria, marcenaria, pintura, terraço amplo e um grande salão de eventos.

“Fizemos um Centro de Convivência para atender aos portadores de deficiência de 16 a 80 anos. Quadruplicamos a fisioterapia, incluímos uma piscina de hidroterapia, criamos as oficinas em que os alunos estarão aprendendo, temos agora um salão para os eventos, teatro e dança. Esse espaço vem dar qualidade de vida aos nossos alunos. Daqui poderão sair profissionais capacitados. Temos alunos que têm essa capacidade, mas faltava o local para ensinar. Isso oferece a possibilidade de emprego, de mais renda e assim qualidade de vida”, destaca Renato Cezar.

apaecentroconvivenciainaug_277O Presidente da Federação Nacional das APAEs, Deputado Federal Eduardo Barbosa, explicou que a entrada da APAE de Manhuaçu no atendimento a um novo segmento é estratégica: “Nós temos hoje um desafio importante, pois felizmente as pessoas com deficiência estão com a expectativa de vida igual às demais. Antigamente elas morriam muito cedo, mas hoje não. Isso trouxe para nós um desafio. Pois, se os pais estão envelhecendo, eles se preocupam muito. Pensam que se falecerem ou tiverem alguma debilidade física quem é que vai oferecer aqueles apoios essenciais que seus filhos precisam”.

A APAE está preocupada em organizar programas voltados para as pessoas em envelhecimento. “Aqui em Manhuaçu, a APAE percebeu isso e começou a se organizar. Primeiro tendo um espaço apropriado para esses programas. Aqui iremos investir muito, pois é a primeira experiência que vamos realizar e servirão de exemplo para outras instituições”, garante.

AGRADECIMENTO

Durante a cerimônia de inauguração, a APAE de Manhuaçu promoveu um grande momento de agradecimento aos parceiros e colaboradores. Diretoria e conselho e todos os funcionários e pessoas atendidas participaram do evento especial.

Num dos momentos mais fortes, o Presidente da APAE Renato Cezar Von Randow foi surpreendido com uma homenagem feita pela filha Renata. Emocionado e com a voz ainda embargada, ele recebeu ainda um quadro de agradecimento dos alunos e da equipe da APAE.

Num discurso emocionado, Renato Cezar Von Randow agradeceu a todos os envolvidos com a construção. “Isso é a concretização dessa obra maravilhosa, mas que abre uma nova etapa de mais responsabilidade, porque aqui vão chegar mais pessoas a serem atendidas. O sonho hoje se torna realidade. Isso tudo graças aos nossos colaboradores, às doações do Tele APAE, ao esforço de cada um dos funcionários, nossa diretoria e conselhos deliberativo e fiscais atuando como nunca”, agradeceu.

REFERÊNCIA

apaecentroconvivenciainaug_324A cerimônia festiva teve ainda a apresentação do Coral Novo Amanhecer da Escola Municipal São Vicente – Caic, e das crianças da APAE Escola. No encerramento, o presidente da Federação Nacional das APAEs destacou a cidade como modelo: “Manhuaçu é uma das APAEs de referência. Tem uma estrutura preparada, totalmente equipada e, mais do que prédio, tem um trabalho brilhante sendo realizado aqui. Temos uma equipe de alto nível, que faz um trabalho de excelência, não se acomoda e que procura aprender sempre. Quando queremos mostrar uma APAE modelo sugerimos que conheçam Manhuaçu através do trabalho do Renato e de sua equipe”.

Barbosa foi homenageado pela Câmara de Manhuaçu com o título de Cidadão Honorário do Município e demonstrou um agradecimento sincero, ainda com lágrimas no rosto. “Fiquei muito orgulho e emocionado. Representando o movimento, essa homenagem extrapola a minha pessoa. Eu vejo como um reconhecimento a todo o movimento das APAEs. Recebo esse título com orgulho, mas com muita humildade pois são muitas pessoas que estão comigo fazendo um futuro melhor para os portadores de deficiência”.

UNIÃO DE ESFORÇOS

Ao prestigiar a inauguração do Centro de Convivência da APAE de Manhuaçu, o Deputado Federal Paulo Abi-Ackel usou a união da comunidade com doações para construir o prédio para destacar que é preciso que os políticos da cidade também ajam assim. “Uma obra fantástica e que dificilmente vemos em outras cidades. Isso tudo liderado pelo vereador Renato e sua equipe. Quero destacar que Manhuaçu está de parabéns. Vim aqui para prestigiar a inauguração e parabenizar meu colega Deputado Eduardo Barbosa, que também é do PSDB. Eu estou colocando no Orçamento recursos para APAE de Manhuaçu. O Eduardo sabe disso e me apóia. Estamos de mãos dadas pela APAE de Manhuaçu. Temos que sair daquele tempo em que os políticos ficam com picuinhas contra os outros”.

Carlos Henrique Cruz - Jailton Pereira

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

MATIPÓ: Mulher atropelada morre

O lavrador Varonil Paula da Costa, 37 anos, atropelou e matou Efigênia Teixeira de Paiva Modesto na avenida João Mendes Magalhães, no Centro de Matipó, na manhã desta terça-feira, 24.

Segundo testemunhas relataram aos policiais, Varonil estava em sua motocicleta, em velocidade compatível para o local, no momento em que atropelou a mulher. Efigênia foi atingida e caiu no chão com sangramento na cabeça. Os dois foram socorridos ao Hospital Cristo Rei. A mulher faleceu instantes depois.

Depois do atendimento, o motociclista foi conduzido para a Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos. A motocicleta foi apreendida.

Carlos Henrique Cruz

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Encontro em Matipó reúne cerca de 50 prefeitos que publicam manifesto

A realização do I Encontro Regional de Prefeitos em Matipó, na última sexta-feira, 20/11, deverá surtir resultados para os municípios da região. Cerca de 50 prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores e assessores estiveram presentes no auditório da Faculdade Vértice. A iniciativa, embora tenha uma finalidade comercial, foi da Engemat (Engenharia de Projetos e Consultoria) em parceria com a Faculdade Vértice. Durante o encontro, vários parlamentares e prefeitos expuseram os problemas enfrentados pelos municípios que culminou, ao final do evento, num manifesto em carta aberta aos governos federal e estadual.

O diretor-geral e coordenador da Faculdade Vértice, Prof. Lúcio Sleutjes, que já provou ser um profundo cientista, dominando diversos assuntos, ministrou uma palestra sobre os rumos que as administrações municipais deveriam seguir e os problemas enfrentados com a crise econômica mundial. “Os prefeitos vão às ruas, ficam mais perto do povo e tem o dever de se esforçar para atender as reivindicações. O que precisamos é de uma gestão eficiente e planejamento nesses momentos difíceis”, destacou Sleutjes.

Para o empresário e mantenedor da Faculdade Vértice, João Batista Gardingo, o encontro servirá para que os municípios da região ganhem voz e seus problemas de gestão sejam ouvidos e debatidos. “É uma boa fonte para solucionar ou, pelo menos, amenizar os problemas dos municípios. Na vida empresarial, eu sei como a crise afetou os negócios, mas no setor público o impacto tem sido ainda maior”, reforçou. João Gardingo disse ainda que pretende intensificar a parceria da instituição com os municípios.

Usaram ainda da palavra o prefeito anfitrião, Fábio Henrique Gardingo, os deputados presentes e o engenheiro proprietário da Engemat, Aílton Magalhães. Participaram do encontro os deputados federais Mauro Lopes (PMDB), Mário Heringer (PDT) e Paulo Abi Ackel (PSDB), os deputados estaduais João Leite (PSDB), Zé Henrique (PMDB), Sebastião Costa (PPS) e Bráulio Braz (PTB).

O grande número de administradores municipais no I Encontro Regional de Prefeitos de Matipó marca uma nova etapa política para a região. A demonstração de interesse pelos gestores públicos pode culminar numa forte união em que a representação política juntos aos governos federal e estadual, resultem numa maior disponibilização de recursos para sanar problemas enfrentados pelas cidades como: social, geração de emprego, obras de infra-estrutura etc. A Faculdade Vértice vem demonstrando na cidade de Matipó o seu real compromisso, o que realmente se espera de uma instituição de ensino forte e respeitada.

Confira na íntegra a carta aberta de manifesto:

1) Criação de um tribunal de contas dos municípios ou a atuação do tribunal atualmente existente, priorizando a orientação dos prefeitos ao invés de prevalecer o caráter punitivo; além da presença nos municípios com maior frequência de forma a evitar a reincidência de erros;

2) Redistribuição de rendas, criação um novo pacto federativo para favorecer a todos os municípios na execução orçamentária;

3) Criação de um selo regional para integrar os esforços de compra e venda de bens produzidos na região;

4) Criação de uma Zona Franca do Caparaó, delimitando uma região geográfica para receber incentivos fiscais do Estado e da União; incentivando a instalação de indústrias na referida região; ficando ainda, aos municípios, a responsabilidade de se criar um distrito industrial, cedendo um terreno para a viabilização de tal projeto;

5) Criação do Ceasa para a região, de forma garantir aos produtores o escoamento dos hortifrutigranjeiros, que poderiam ser produzidos na região em grande escala;

6) Buscar novas parcerias com os governos federal e estadual para a complementação dos projetos sociais existentes; sobretudo, lutando para que tais projetos transformem-se efetivamente em leis;

7) Buscar orientação jurídica, contábil e administrativa para que os gestores públicos sejam orientados; ao invés de, sumariamente, serem processados e, muitas vezes, condenados antecipadamente;

8) Procurar dar visibilidade à participação das cidades nos circuitos turísticos para buscarem o recebimento do ICMS turístico;

9) Fazer planejamento estratégico para o município em vista do desenvolvimento local e regional;

10) Propor uma relação de trabalho entre os entes governamentais para que todos possam expressar suas reais necessidades e buscar de forma consensual a solução dos problemas levantados;

11) Criação do Consórcio sócio-econômico, cultural e ambiental de Desenvolvimento Regional – elaboração do plano de desenvolvimento regional através da Secretária de Desenvolvimento Urbano (SEDRU);

12) Programa de encascalhamento com compactação e drenagem das estradas vicinais, contemplando as rotas escolares e de transporte de leite;

13) Redução do valor de contrapartida quando do recebimento de recursos do Governo Federal e Estadual; pois, em muitos casos, o município não consegue realizar projetos, uma vez que não tem esse valor de contrapartida exigido.

Willian Chaves

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

OAB-Raul Soares também conhece seu presidente

“Experiência e Competência”. Este é o nome da chapa vencedora das eleições da 174ª Subseção da OAB de Raul Soares para o triênio 2010/2012. Encabeçada pelo atual Presidente Áser Barros de Paula a chapa foi eleita com 100% (cem por cento) dos votos válidos.

Compõem a diretoria da OAB de Raul Soares: Áser Barros de Paula (foto), Presidente; Ciro José de Oliveira Maia, Vice-presidente; Raimundo Celso de Souza Lima, Secretário-geral; Edmundo Teixeira da Silva, Secretário-geral adjunto e Otacílio Boaventura da Silva, Tesoureiro.

As eleições aconteceram em todas as 183 Subseções de Minas Gerais. O advogado Luiz Claudio da Silva Chaves, atual Vice-presidente da Seccional Mineira foi eleito com 53.51.

Raul Soares Online

PONTE NOVA: Ministro Luiz Dulce visita a cidade e leva pedidos do Governo Municipal

Os secretários municipais Wanderley Ribeiro Ferreira (Governo) e Guilherme Castanheira (Planejamento) e a secretária adjunta da Educação, Débora Bitarães entregaram ofício ao ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Soares Dulci, que participou, em Ponte Nova, no dia 19 de novembro, de encontro do PT precedente ao primeiro turno da eleição para presidência estadual do partido. No ofício, o Governo Municipal, solicita intervenção do Ministro para aprovação de vários projetos.

Foram encaminhados ao Ministério das Cidades um projeto solicitando pavimentação asfáltica e outro direcionado a Secretaria Nacional de Habitação. Para o Ministério da Agricultura, o município pleiteia recursos para a construção do Matadouro, aquisição de caminhão para a agroindústria local e equipamentos para processamento mínimo de hortaliças e vegetais. Para o Ministério da Educação, o município busca atenção especial para o Proinfo e a contemplação no Proinfância. Para o último programa, foi encaminhado um relatório com as demandas específicas da educação infantil que comprovam a necessidade de construção de um Centro de Educação Infantil próximo ao bairro São Pedro.

No mesmo dia, após evento no Esporte Clube Palmeirense, o vice-prefeito Itamar Duarte Neves e o secretário municipal de Governo, Wanderley Ribeiro Ferreira, representando o prefeito Joãozinho de Carvalho, se reuniram com a comitiva do Ministro Luiz Dulce e o Deputado Estadual Carlos Gomes. Na oportunidade, eles reforçaram as importantes solicitações do Governo Municipal de Ponte Nova.

Foto: Ministro Dulci, Wanderley e Guilherme Castanheira

Fonte: Unidade Notícias

OAB-Manhuaçu tem novo presidente

O advogado José Paulo Hott foi eleito presidente da 54 Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sediada em Manhuaçu. A apuração terminou na noite deste sábado, consagrando a vitória da oposição por 149 votos contra 114 do candidato Altair Campos, que disputava a reeleição para o terceiro mandato.

A subseção de Manhuaçu é formada ainda pelas comarcas de Manhumirim, Ipanema, Lajinha e Mutum. A diferença maior foi em Manhuaçu: 117 para José Paulo Hott e 73 para Altair. Em Manhumirim, foram 13 votos para Altair e dez para José Paulo; Lajinha 15 para José Paulo e 20 para Altair; e Mutum Altair com 8 e José Paulo com 7.

Apesar dos trabalhos desenvolvidos pela OAB na atual gestão, a vitória de José Paulo Hott quebra a possibilidade de uma continuação da diretoria por um terceiro mandato seguido. "O resultado promove uma reflexão de que é preciso mudar a maneira de administrar a Ordem dos Advogados do Brasil. Apresentamos projetos importantes e recebemos o apoio dos colegas advogados", ressaltou. De acordo com ele, uma das metas da nova administração é ampliar as atuações da OAB e estabelecer um melhor atendimento aos advogados nas varas judiciais, além da valorização do jovem profissional.

A movimentação em Manhuaçu, Manhumirim, Mutum e Lajinha foi grande durante todo o dia, porém as eleições transcorreram na mais absoluta tranqüilidade e num clima de harmonia entre as duas chapas.

Carlos Henrique Cruz

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Hospitais de Raul e São Pedro dos Ferros recebem R$ 60 mil

Por indicação do deputado Alencar da Silveira Júnior o Hospital São Sebastião de Raul Soares e o Hospital José Peres de São Pedro dos Ferros assinaram convênios com a Secretaria de Estado de Saúde para liberação de recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado que serão usados na compra de equipamentos hospitalares. Os valores dos convênios são de R$ 30 mil para cada um dos hospitais.

Em São Pedro dos Ferros serão adquiridos aspirador cirúrgico, cardioversor, aparelho oftalmolscópio, carrinho de emergência, laringoscópio, aparelho de eletrocardiógrafo e incubadora.

Já o hospital de Raul Soares comprará um ventilador pulmonar, usado, na maioria dos casos, em pacientes em estado grave.

Para o fundador e diretor clínico do Hospital São Sebastião, Dr. Wilson Elias Salomão, “o equipamento dará mais segurança para a equipe médica, tranquilidade para a enfermagem e resolutividade para o paciente”, disse. Sem o ventilador, muitos pacientes precisavam ser transferidos para outros municípios. Segundo ele, recentemente um paciente precisou ser ventilado manualmente por 14 horas, enquanto aguardava vaga em hospital de Ponte Nova. Ao chegar à porta do hospital daquela cidade o paciente não resistiu e morreu. “Depois desse caso, prometi à equipe do hospital que isso não aconteceria mais. Esse convênio, então, veio na hora certa já que poderemos comprar o ventilador pulmonar”.

A liberação dos recursos foi solicitada ao deputado Alencar pelo vereador Célio Nesce, de Raul Soares e pelo ex-vereador de São Pedro dos Ferros, Reginaldo Moura.

De acordo com o deputado Alencar da Silveira Jr., a assinatura do convênio reforça a parceira de resultados que mantém com os municípios. “Como me mostraram as necessidades por que passam esses hospitais, resolvi ajudar, dentro das minhas possibilidades, indicando verba do orçamento do Estado, para garantir melhor saúde e qualidade de vida para a população desses municípios”, disse.

Estiveram presentes na assinatura dos convênios o deputado Alencar da Silveira Jr. o provedor do Hospital Fundação José Peres, Dr. Wilmar Triani e a secretária Roseli; pelo Hospital São Sebastião o administrador Marco Túlio e Dr. Wilson, diretor clínico, o vereador Célio Nasce e o jornalista Jonathan de Faria. O provedor do Hospital São Sebastião de Raul Soares, Padre José Silveira Miguel, não pode comparecer por motivo de saúde.

Opinião

Ao receber a notícia na última terça-feira, 17/11, da chefe de gabinete do Deputado Alencar da Silveira Jr, Tânia Oliveira, tive a certeza do compromisso do parlamentar com a nossa região. Em 2005, tive a oportunidade de aprensentar Alencar da Silveira Jr aos municípios de Matipó, Caputira, Raul Soares e Santa Margarida, além de outros contatos na região. Naquele momento, ele não se furtou em encaminhar uma ambulância Ducato, através do Governo de Minas, para a cidade de Caputira.

Em meados desse ano, apresentei o grande amigo e Jornalista, Jonathan Faria, ao deputado para continuar os trabalhos na região. A parceria já tem resultados. Esse convênio com os Hospitais de Raul Soares e São Pedro dos Ferros, chega em ótima hora, já que a realidade das unidades são difíceis e precárias, conforme pode se observar na reportagem.

Tenho plena convicção que Alencar da Silveira Jr assumiu, em 2006, um compromisso em nossa região e, certamente, ainda se lembrará das questões sociais, infra-estrutura e da educação. Através de suas emendas e do ótimo relacionamento com o Governador Aécio Neves, poderemos fazer muito mais pelos municípios. No próximo, será a hora de nós retribuirmos a dedicação do parlamentar.

Parabéns ao Deputado Alencar da Silveira Jr, com quem tive o prazer de trabalhar por alguns anos em seu gabinete, digo trabalhar não, aprender, ao Jornalista e amigo Joanathan Faria e aos amigos vereadores das cidades de São Pedro dos Ferros, Raul Soares e Rio Casca. Vamos ao trabalho.

Willian Chaves com informações de Jonathan Blog Raul Soares Online

MATIPÓ: PM recupera material roubado e prende homem armado

Duas ocorrências movimentaram a cidade de Matipó na terça-feria, 17/11. A Polícia Militar compareceu a um bar no centro da cidade onde apreendeu um homem armado. Foi apreendida uma garrucha com número e marca ilegível calibre .38 com duas munições, uma faca de aproximadamente 20 cm e um canivete com o autor, identificado como João Salvador Marcos, de 68 anos. Ele foi preso, autuado e encaminhado para a Cadeia Pública de Abre Campo, onde está à disposição da Justiça.

Outro fato que também teve o trabalho da polícia foi uma acusação de furto no Bairro Loteamento do Celinho. A vítima, Luciano Caetano de Souza, conhecido como “paulista”, procurou o quartel da PM alegando que sua residência havia sido arrombada e um aparelho de som da marca LG furtado. A vítima disse ainda que teria visto uma pessoa com o material do furto.

A PM saiu em rastreamento e localizou o aparelho de som na casa do sogro do suposto autor, identificado como Sílvio César Dias Rosa, de 24 anos, residente do Bairro Boa Vista. Após a vítima ter reconhecido o aparelho roubado, a PM apreendeu o material e saiu em rastreamento à procura do autor. Após algumas tentativas, a família do autor foi avisada que ele teria que comparecer ao quartel da PM. Algumas horas depois, Sílvio compareceu ao quartel da PM sendo preso e autuado e encaminhado à cadeia pública de Abre Campo, permanecendo à disposição da Justiça.

Willian Chaves com informações da Polícia Militar

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Rotary de Matipó mobiliza população para limpeza do Rio Matipó

O Rotary Club de Matipó promoveu mais uma bela ação sócio-ambiental no último dia 14 de novembro. Em parceria com várias entidades e escolas da cidade como: E. E. do Bairro Boa Vista, Rotary Clube de Matipó, Prefeitura de Municipal de Matipó, Escolas Municipais e Estaduais, Igreja Católica, Polícia Ambiental, Faculdade Vértice, Corpo de Bombeiros, os rotarianos organizaram o Movimento “Vida ao Rio Matipó”.

As atividades envolveram autoridades, alunos e cidadãos preocupados com o assoreamento do Rio Matipó. O mutirão foi às ruas da cidade para efetuar a limpeza das margens do Rio, conscientizar sobre os malefícios que o lixo representa para o ecossistema, saúde pública e até mesmo para a imagem da cidade.

O dia de atividades ainda teve barracas, representando os estados brasileiros, onde foram servidos deliciosos quitutes. Também um brechó foi organizado pela Faculdade Vértice, além de outras atrações com música e lazer.

De acordo com o Rotary, o movimento visa formar o senso crítico de todo cidadão, mostrando a ele que o meio ambiente não pertence a nós, mas que nós estamos inseridos nele.

A atitude do Rotary Club de Matipó demonstrou novamente o compromisso da entidade com as causas pertinentes ao município. O apoio da prefeitura e a participação das escolas foram de fundamentais importâncias para a amplitude do movimento, que sugere novos rumos para o Rio Matipó, personagem de belas histórias nas vidas de diversos cidadãos matipoenses.

Opinião

Muito louvável a atitude dos amigos do Rotary Club e Casa da Amizade de Matipó. O Rio Matipó representa para todos nós um recurso natural de belas paisagens e de importantíssimo papel no cotidiano da população. Por isso, devemos cuidar de suas margens, evitar jogar lixo em seu leito e o principal, respeitar o seu curso e ecossistema, evitando construções imobiliárias à sua margem, danificando a bela paisagem e mudando o habitat natural de diversas espécies da fauna e flora brasileira.

Nossas autoridades deveriam também buscar recursos juntos aos órgãos federais e estaduais para iniciar a recuperação do leito do Rio Matipó, realizando o desassoreamento em alguns locais. Atentos a isso também, fiscalizar mais veementemente a emissão de poluentes nas águas do Matipó e o despejo de lixo e restos de materiais de construção.

Parabéns pela iniciativa!

Willian Chaves

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Hélio Costa visita Manhuaçu durante encontro do PMDB

O Ministro das Comunicações, Hélio Costa, o deputado federal e o candidato à presidência do PMDB mineiro, Antônio Andrade, visitou Manhuaçu neste sábado durante encontro do PMDB Forte promovido pelo deputado federal João Magalhães, a ex-prefeita Cici Magalhães e o presidente do PMDB de Manhuaçu, Alexandre Junqueira Leitão de Almeida.

Recebido no Estádio Municipal Juscelino Kubistchek, o Ministro e Senador Hélio Costa se reuniu com representantes de diretórios do PMDB de cerca de 30 cidades da região. No Salão de Eventos do Hotel Itália, acompanhado do Deputado Federal João Magalhães, Hélio Costa e Antônio Andrade tiveram ainda o reforço do Prefeito de Uberaba Anderson Adauto e do ex-prefeito de Ipatinga Sebastião Quintão.

A comitiva tem percorrido o estado através de encontros da chapa PMDB Forte. Em Manhuaçu, o Deputado Federal João Magalhães mostrou força e prestígio. Além de incluir a cidade no roteiro das visitas do movimento, reuniu prefeitos, vereadores e lideranças de cerca de trinta cidades. Encontros semelhantes vêm sendo realizados desde 10 de setembro, quando foi lançada a candidatura de Andrade. Ele disputa a presidência com o deputado estadual Adalclever Lopes.

Segundo Antônio Andrade, a meta é a união dos peemedebistas para a construção, no Estado, de um partido novo, moderno e respeitado, com foco na conquista do Governo de Minas, de amplas bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, além da formação de lideranças com forte influência em Brasília.

pmdbaj_19

“Vejo aqui a possibilidade de contar com o apoio de mais de 30 cidades da região. Saio de Manhuaçu animado e esperançoso, ainda mais com o pronunciamento do ministro Hélio Costa, confiando na nossa eleição e até nos responsabilizando. Precisamos contribuir para um PMDB fortalecido e responsável para as eleições do ano que vem”, disse.

Segundo Andrade, sua eleição poderá facilitar a candidatura de Hélio Costa para disputar o Palácio da Liberdade. “Queríamos o partido unido na busca da conquista do Palácio da Liberdade em 2010, mas não foi possível. Vamos ao voto democrático. O apoio do ministro, dos delegados e lideranças demonstra que estamos fortes”, disse Andrade.

HÉLIO COSTA

O Ministro das Comunicações, Hélio Costa, destacou que a visita teve um caráter político em torno dos planos do PMDB para Minas. “Viemos ver os nossos companheiros para unirmos em torno da candidatura de Antônio Andrade para a presidência do PMDB Mineiro. Essa candidatura vai solidificar o caminho para uma grande aliança com os partidos da base aliada para a disputa das eleições de 2010. Tenho laços muito fortes com a região. Já estive aqui inúmeras vezes. Mantenho um apreço muito grande pelo Deputado Federal João Magalhães, a ex-prefeita Cici Magalhães e o Pedro Magalhães, que é Diretor dos Correios, além de vários amigos na região”.

Hélio Costa ainda falou de programas do Ministério das Comunicações e, durante o discurso, contou as dificuldades e motivos que o levaram a buscar o apoio dos delegados do PMDB para Antônio Andrade.

Para o Deputado Federal João Magalhães, o encontro de Manhuaçu foi um momento histórico de apoio ao projeto do PMDB. “Estou bastante confiante no apoio dos companheiros da região de Manhuaçu. Acredito que sairemos amplamente majoritários daqui na eleição do Antônio Andrade, meu companheiro de bancada na Câmara Federal. Nossos amigos do PMDB sabem a campanha acirrada que teremos no próximo ano e, por isso, precisamos de um partido forte. Os companheiros estão entendendo nossa proposta”, finalizou.
Carlos Henrique / Antônio José

Motocicleta furtada é localizada em Matipó

Policiais Militares prenderam o lavrador Joanes Carlos Soares, 38 anos, no Córrego Batatal, zona rural de Matipó.

Ele estava com uma motocicleta Honda NX Bros de cor vermelha, placa HBB-7539 Belo Horizonte/MG, e queria vendê-la. Ao verificarem a procedência junto ao Centro de Operações Policiais Militares (Copom), confirmaram que consta como produto de furto/roubo.

A moto foi apreendida e Joanes foi apresentado na Delegacia de Abre Campo. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.
Carlos Henrique Cruz

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Ministro Hélio Costa visita Manhuaçu neste sábado

O Ministro das Comunicações, Hélio Costa, o deputado federal e o candidato à presidência do PMDB mineiro, Antônio Andrade, se reunirão com o deputado federal João Magalhães, o deputado estadual José Henrique e com o presidente do PMDB de Manhuaçu, Alexandre Junqueira Leitão de Almeida, além de diversas autoridades e lideranças partidárias no sábado (14), em mais um Encontro Regional PMDB FORTE, na cidade de Manhuaçu.

O evento é de apoio à candidatura de Andrade à presidência estadual do partido e à pré-candidatura de Hélio Costa ao Palácio da Liberdade em 2010. Desde que foi lançada a candidatura de Andrade, em 10 de setembro, o PMDB Forte já reuniu mais de 4 mil lideranças e autoridades de sete regiões do Estado em seus encontros e a expectativa para este sábado é que 300 partidários estejam presentes apoiando não apenas Andrade, mas também a pré-candidatura de Hélio Costa ao Palácio da Liberdade em 2010.

O ministro Hélio Costa e o deputado Antônio Andrade participam do evento a partir de 12 horas no espaço do Salão de Eventos do Hotel Itália, no Centro de Manhuaçu.
Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Por Aécio, Hélio Costa abandona Dilma

Ministro das Comunicações, candidato a governador de Minas Gerais e um dos maiores adeptos da campanha da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República, o peemedebista Hélio Costa anuncia, em entrevista exclusiva ao iG, que pode abandonar o barco, se o atual governador de seu estado, o tucano Aécio Neves, também sair candidato a presidente.

Ministro Hélio Costa

"Vamos ter que sentar à frente da prancheta para fazer reconsiderações. O Aécio tem uma raríssima e belíssima influência em Minas. Eu teria que rever minha posição", confessa. Mas, por enquanto, o peemedebista aposta suas fichas na aliança com o PT, e se diz lisonjeado com a hipótese de acabar candidato a vice na chapa de Dilma.

iG - Na sua avaliação, qual o cenário eleitoral para 2010?

Hélio Costa - Haverá um plebiscito. O Brasil vai decidir se continua com a proposta que o presidente Lula estabeleceu de concentrar a atuação do governo nas questões sociais e, sobretudo, no desenvolvimento: "eu gostei da atuação de oito anos do presidente Lula? Ou prefiro o outro lado, que também construiu uma história a ser contada em oito anos?"

iG -Na oposição, quem o senhor vê como candidato?

Hélio Costa -Há um primeiro colocado, que é o governador de São Paulo, José Serra. Mas existe uma pretensão mineira muito válida e que tem muita força, a meu ver até com melhores condições de crescer, que é o Aécio Neves.

iG - O senhor é mineiro. Candidato a que cargo? Hélio Costa -Sou candidato a candidato a governador.

iG - O senhor acha que o Aécio acabará candidato a presidente ou a senador?

Hélio Costa - A minha opinião pessoal de peemedebista e observador é a de que, neste momento, a candidatura de Serra está muito consolidada. Mas ele tem uma reeleição ao governo de São Paulo garantidíssima. Se a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) continuar subindo nas pesquisas para presidente, como tem acontecido, ela pode levar a uma reconsideração do quadro do PSDB. Por isso nós, mineiros, achamos que o Aécio tem chance, sim.

iG - E se o Aécio for candidato a presidente, como fica o senhor?

Hélio Costa - Aí fica complicadíssimo. Vamos ter que sentar à frente da prancheta para fazer reconsiderações. Por sua história familiar e seu trabalho como governador, o Aécio tem uma raríssima e belíssima influência em Minas. Eu teria que rever minha posição. Não posso ficar contra uma indicação do presidente Lula, afinal sou ministro de Estado, mas também não posso ficar contrário a uma candidatura mineira, ou mais uma candidatura mineira, porque a Dilma também é de Minas. Vou ter que torcer para que isso não aconteça.

iG - Se convidado, o senhor aceita ser candidato à vice-Presidência?

Hélio Costa - Essa é uma questão que tem que ser decidida pelo meu partido, o PMDB. Mas seria muito honroso ser convidado. O país tem sido muito feliz em escolhas de vice, principalmente de Minas Gerais. O Itamar Franco era vice e acabou presidente. José Alencar tem sido um companheirão do presidente.

iG - Alencar anunciou que está disposto a concorrer ao Senado por Minas Gerais.

Hélio Costa - Onde ele estiver, estou do lado dele. Em Minas, a disputa pelo Senado pode ser pesada. Há a possibilidade de candidatura de Alencar, Itamar e Aécio Neves. Mas só há espaço para dois.

iG - Qual seria o melhor quadro para o governo federal em MG?

Hélio Costa - Em qualquer circunstância, Dilma só vence em Minas Gerais se o PT e o PMDB estiverem unidos e contarem com a participação dos demais partidos de apoio à base de governo: PDT, PPS, PCdoB e PR. Se não estivermos unidos, no mesmo palanque, a ministra perde em Minas. O PMDB só faz uma exigência para conversar com os partidos da base aliada no estdao: ninguém pode fazer exigência, muito embora eu tenha mais de 45% de média nas intenções de voto para governaor, com resultados mantidos em pesquisas nos últimos três anos.

Fonte: Site IG

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mulheres aplicam golpe do cheque em Matipó

Um novo tipo de crime agora aterroriza os moradores da região. O golpe é uma prática já manjada pela Polícia e aconteceu no Centro de Matipó. De acordo com o relatado no Boletim de Ocorrência as vítimas, Iraci Leite e Suelen de Paula Torres, compareceram ao quartel da PM e disseram que haviam realizado um saque no Banco do Brasil, no valor de R$ 2 mil. Ao saírem da agência, uma autora não identificada as abordou e queria lhes entregar um cheque no valor de R$ 18 mil, dizendo tê-lo achado e que pertencia às vítimas.
Em ato contínuo apareceu uma segunda autora e disse ser a dona do cheque e que iria gratificar as três por entregarem o cheque. A primeira autora deixou sua bolsa com a segunda autora e voltou com um par de tênis e R$ 50 em dinheiro, dizendo ter sido gratificada em uma loja na rua João Moreira Bastos. Logo após as vítimas deixaram sua bolsa contendo documentos e o valor de R$ 2 mil com as duas autoras e foram buscar a suposta gratificação, porém tratava-se de um golpe. As autoras fugiram levando o dinheiro das vítimas tomando rumo ignorado. Características das autoras: uma é morena escura, cabelo preto, mancha branca na boca. A outra é clara, loira. Ambas as autoras estavam de calça jeans, uma de blusa marrom e a outra de blusa colorida. A PM está em rastreamento.

Willian Chaves com informações da PM

Partida de futebol termina em pancadaria em Ponte Nova

Durante uma partida de futebol no dia 08/11 entre os times do Esporte Clube Palmeirense e Esporte Clube de Barra Longa onde disputavam uma partida de futebol, ocorreu uma briga generalizada entre os jogadores por volta das 13h20, resultando em lesões nos jogadores Rafael Eustáquio daTrindade, 23 anos de idade e Reginaldo Jaz de Carvalho, 29 anos de idade. O tumulto foi iniciado pouco antes do término da partida, onde o time que estava perdendo sentiu prejudicado pela arbitragem, e só terminou após a intervenção policial. As vítimas que são jogadores do Barra Longa, alegaram que as lesões causadas foram provocadas pelos adversários, o goleiro reserva e o jogador de nome Walter, que não foram encontrados. Fonte : Rio Casca Online, com informações da Sgt Roseli - Ass Comunicação Organizacional 21ª Cia PM Ind - Ponte Nova

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Show de Dudu Nobre termina com bate-boca no palco em Manhuaçu

Confusão num show do cantor Dudu Nobre, em Manhuaçu! Ele encerrou a apresentação depois de ser provocado por um rapaz da plateia e acabou batendo boca com o diretor cultural da cidade.
Um homem que estava no meio do público teria ironizado o fim do casamento dele com a dançarina Adriana Bombom. Testemunhas contam que o cantor pediu, cinco vezes, que a polícia tirasse o rapaz da plateia. Como os policiais não conseguiram identificar o agressor ele encerrou a apresentação com apenas 45 minutos de show. Clique aqui e assita aos vídeos da TV Alterosa sobre o assunto. Fonte: UAI

CAPUTIRA: Gerente de banco é assaltado

Gerente de um banco em Caputira foi assaltado na manhã de sexta-feira, 06, na estrada entre São Pedro do Avaí e Caputira. O ladrão levou um celular.

O funcionário, de 24 anos, se deslocava pela Rodovia Nico Veloso, km 06, Córrego Pernambuco, zona rural de Caputira, para seu trabalho. Ele foi abordado por um homem que trajava calça jeans e blusa roxa e uma toca preta na cabeça, armado de revólver.

O assaltante entrou no carro e anunciou o assalto dizendo que queria dinheiro. Ele revirou todo o veículo, mas não havia dinheiro. Tomou o celular do gerente e saiu em direção a um veículo Corsa Sedan, quatro portas, de cor prata e rodas pretas, com mais um outro homem.

A dupla fugiu em direção a São Pedro do Avaí e não foi localizada.

Carlos Henrique Cruz

domingo, 8 de novembro de 2009

Vice-governador, Anastasia, abre conferência regional em Manhuaçu, nesta segunda-feira

O vice-governador professor Antonio Anastasia estará em Manhuaçu, na tarde desta segunda-feira (9), onde participa da abertura da Conferência Regional Desafios e Perspectivas do Desenvolvimento de Minas Gerais. Na ocasião, Anastasia profere palestra sobre os “Desafios e Perspectivas do Desenvolvimento de Minas Gerais – Investimentos do Governo do Estado no Leste de Minas”. A abertura da Conferência acontece às 15h, no Centro Cultural João Bracks – rua Amaral Franco, Centro.
Pouco antes do evento, às 14h30, o vice-governador será agraciado com o título de cidadão honorário de Manhuaçu, também no Centro Cultural João Bracks. A autoria da homenagem foi da própria Câmara Municipal do município, aprovada de forma unânime. Na mesma solenidade, o deputado federal Paulo Abi-Ackel também será condecorado com o título de cidadão honorário de Manhuaçu. Serviço: Evento: Palestra e Outorga de Título de Cidadania Honorária em Manhuaçu Local: Centro Cultural João Bracks – Rua Amaral Franco, Centro Data: 09/11/09 Fonte: Agência Minas

sábado, 7 de novembro de 2009

Asfalto entre Raul Soares e Vermelho Novo foi iniciado

De acordo com reportagem do Jornal Regional, que esteve ontem (5), na vizinha cidade de Vermelho Novo, o asfaltamento da rodovia que liga Raul Soares a Vermelho Novo já foi iniciado.
As obras desta rodovia foram iniciadas sob responsabilidade da Construtora Sagendra e o trecho de 12,8 quilômetros até o distrito raul-soarense de Vermelho Velho, incluindo quatro pontes, deverá estar concluído no prazo de 480 dias. Com informações do Pascoal Online

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

MATIPÓ: Jovem de 14 anos morre afogado no Rio Matipó

Um adolescente de 14 anos morreu afogado após tentar atravessar o Rio Matipó, seguindo do bairro Palhada para o bairro Exposição, nesta quinta-feira, 05/11. O incidente aconteceu próximo ao Mercado Assisá, na Rua Domingos Bifano.

Felipe dos Santos Prado era morador da Rua Minas Gerais, no bairro Loteamento do Celinho.

Testemunhas disseram que Felipe tentava atravessar quando pulou o córrego e caiu na água se afogando. Compareceu para realizar a perícia no local, o Policial Marcelo.

Willian Chaves com informações da Polícia Militar

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ônibus capota depois de batida com Corolla na BR-116

Um ônibus da Viação São Geraldo capotou na madrugada desta quinta, 05, no km 578 da BR-116, próximo a São Pedro do Avaí. O veiculo saiu da pista depois de ser atingido por um Toyota Corolla que viajava no sentido e fazia uma ultrapassagem. Oito passageiros e os motoristas dos dois veículos foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros com lesões leves e escoriações.

O ônibus saiu de Feira de Santana (BA) e se dirigia a Campinas (SP). O motorista Aldo Teodoro Guimarães Filho, 44 anos, assumiu a direção em Governador Valadares. Ele contou que viu o Corolla MPH 8796/Muriaé trafegando em sentido contrário, na contramão, fazendo uma ultrapassagem. “Tentei desviar, jogando o ônibus para o acostamento. O Corolla ainda atingiu a lateral do veiculo e aí não tive como evitar que saísse da pista”, contou aos agentes da Policia Rodoviária Federal. O ônibus capotou por uns 20 metros numa ribanceira e parou com as rodas viradas para cima. Uma árvore impediu que ele rolasse mais uma vez e atingisse um pequeno ribeirão.

O acidente aconteceu por volta de 3:30 da madrugada. Equipes do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu foram para o local. Os oito passageiros do ônibus, sendo duas crianças, e o motorista conseguiram sair e ficaram esperando atendimento no acostamento. O motorista do Corolla Elizângelo Araújo de Carvalho, 31 anos, comerciante em Muriaé, também não sofreu lesões.

PASSAGEIROS DO ÔNIBUS

Nair Joir Botelho Cardoso

Nayane Joir Cardoso

Raimunda Gomes de Jesus

Maria Neuza Teixeira Jardim

Otávio Marcelo da Silva

Hilton da Silva Santos

Emanuele Santos Jardim de Matos

Tatiane Santana Silva

Com informações de Jailton Pereira