sábado, 31 de maio de 2008

Preso suspeito de assassinato de João Ramos, ex-prefeito de Mariana

Foi preso na manhã deste sábado o pré-candidato do PMN à Prefeitura de Mariana, Francisco de Assis Ferreira Carneiro, mais conhecido como “Chico da Farmácia”. Segundo a polícia, ele seria o mandante do assassinato do ex-prefeito da cidade, João Ramos, de 78 anos. O crime foi cometido em 15 de maio, na MG-262, a quatro quilômetros da cidade histórica, na região Central de Minas.
A Polícia Civil ainda não forneceu detalhes sobre as investigações. Francisco Carneiro nega as acusações e diz que vai provar sua inocência.
Os tiros contra o ex-prefeito foram disparados por um homem que estava na garupa de uma motocicleta, que emparelhou com o carro de João Ramos. A vítima seguia para Mariana após deixar o posto de combustível de sua propriedade na rodovia.
A polícia começou a afastar a hipótese de latrocínio depois que foram encontrados R$ 1,6 mil em dinheiro no bolso da calça de João Ramos. Após governar o município por três vezes (entre 1973 e 1977, de 1982 a 1987 e de 1993 a 1996), o ex-prefeito havia iniciado articulações para tentar voltar ao comando da cidade.
Operação de caça
Segundo a Polícia Civil, 50 agentes foram mobilizados na operação para prender o suspeito. Os policiais anda fazem buscas na região para encontrar a moto e a arma usadas no assassinato.
Fonte: Uai

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Casa pega fogo em Matipó: duas crianças dormiam no momento do incêndio

O Corpo de Bombeiros de Manhuaçu e a Polícia Militar de Matipó foram acionados na noite desta sexta-feira, 30, por moradores da Rua Antonina Valeriana, no Bairro Boa Vista, em Matipó. O motivo foi um incêndio residencial. A casa, localizada próxima ao número 330, ficou completamente destruída pelo fogo. No local estavam duas crianças que dormiam no momento do incêndio, mas que foram socorridas por vizinhos. O fogo teria sido causado por curto-circuito.

As crianças estavam sozinhas na residência por que a mãe havia saído para tomar banho na casa da sogra e o pai estava trabalhando. Ao voltar para casa a moradora Maria Márcia da Silva percebeu o fogo e saiu pela rua gritando por socorro.


José Maria da Silva, vizinho, com o auxílio de outros moradores arrombou um portão lateral para socorrer as crianças, já que a mãe gritava desesperada pela rua. De acordo com José Maria, as duas crianças estavam num quarto onde o fogo ainda não havia chegado. “As crianças já estavam zonzas quando cheguei lá. Tinha muita fumaça e tava muito calor. Meu rosto ficou ardendo de tão quente. Fico até emocionado ao ver que as criancinhas não tiveram nada. É Deus mesmo quem protegeu elas”, relata o morador.

Outros moradores também participaram do resgate e do mutirão para apagar o fogo. Maurício Júnior, Roberto Silvestre e José Augusto Gomes contaram que tiveram que quebrar os vidros das portas e das janelas para que o fogo saísse.
O Corpo de Bombeiros chegou ao local quando o fogo já havia sido controlado pelos moradores. Segundo o Cabo Isaias, os bombeiros encontraram no interior da residência um botijão de gás intacto. “Vistoriamos o local e constatamos que não havia mais riscos. Jogamos uma água no interior da casa por cautela, já que havia muitas roupas que ainda poderiam pegar fogo”, declara.


A casa ficou totalmente destruída. O telhado desabou e os móveis foram consumidos pelo fogo. Ninguém se feriu. As duas crianças passam bem e já estão na casa dos avós com a família.

Cosems Leste/Sul premia os melhores da saúde em 2007

Nesta quinta-feira, 29, o presidente do Cosems – Leste/Sul, Colegiado de Secretários Municipais de Saúde, Dioney Silveira Furtado, promoveu o “Destaque da Saúde 2007”. A premiação aconteceu no Camping Rio Claro, zona rural de Manhumirim. Participaram do evento os prefeitos de Manhumirim, Ronaldo Lopes Correia, Carangola, Dr. Fernando de Souza Costa, o Presidente do Cosems - MG, Mauro Guimarães Junqueira, o Sub-secretário de Estado de Saúde e Vigilância Sanitária, Luiz Felipe Almeida Karam, além de secretários municipais, gestores de saúde, diretores de hospitais e fornecedores.


O evento premiou gestores de saúde de toda Gerência Regional de Manhumirim e Ponte Nova. A escolha foi feita pelos próprios funcionários da saúde de cada cidade integrante das regionais. Foram 87 premiados que receberam um certificado do Colegiado.

De acordo com o presidente do Cosems Leste/Sul e secretário de saúde de Matipó, Dioney Furtado, a premiação é uma forma de homenagear os secretários municipais. “Os profissionais da saúde enfrentam muitos problemas no cotidiano. Esse momento é uma forma de valorizar o trabalho de todos. E o Cosems se orgulha em poder premiá-los, graças ao apoio incondicional do prefeito de Matipó, Joaquim do Nenego, que praticamente mantém o Cosems Leste Sul funcionando”, destaca Dioney.

O presidente do Cosems - MG, Mauro Junqueira, comunicou alguns investimentos que os Colegiados vão receber. “Nosso trabalho tem sido destacado à frente do governo do Estado. Essa parceria já rende alguns investimentos. Cada escritório receberá uma televisão e antena, onde serão transmitidos cursos para equipes de saúde através de um canal próprio que será disponibilizado. Agilizando a capacitação dos profissionais”, declara.


A diretora da GRS – Manhumirim (Gerência Regional de Saúde), Soraya Caetano, lembrou das eleições que acontecem esse ano e pediu a compreensão dos prefeitos. “O trabalho da saúde é contínuo, e toda vez, que se aproximam as eleições ficamos preocupados. Pois, os novos prefeitos sempre tendem a trocar as equipes. Por isso, peço a sensibilidade dos novos administradores que mantêm as equipes, para que todo o trabalho não tenha que ser começado do zero novamente”, ressaltou Soraya.

Após as premiações, um churrasco e música ao vivo com o cantor Kim, de Matipó, brindou os convidados, que puderam desfrutar da bela paisagem do camping.


quinta-feira, 29 de maio de 2008

Pedro Magalhães é o novo Diretor dos Correios

O empresário Pedro Magalhães Bifano é o novo Diretor da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) no Brasil. Ele foi nomeado através de Decreto do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro das Comunicações Senador Hélio Costa.

O ato foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União. Pedro Magalhães passa a dirigir a maior empregadora do país e única empresa pública presente em todos os municípios brasileiros.


Pedro Magalhães é filho de Matipó. Ingressou na vida pública nos anos 90 quando candidatou-se a deputado federal, não chegando a se eleger. Empresário do café, atualmente participava de empresas em Belo Horizonte. Pedro é irmão do deputado João Magalhães (PMDB) e de Cici Magalhães, cotada a candidata a prefeita de Manhuaçu mais uma vez.


A ECT foi criada em 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações, mediante a transformação da Autarquia Federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT).
A mudança não representou apenas uma troca de sigla, foi seguida por uma transformação profunda no modelo de gestão do setor postal brasileiro, tornando-o mais eficiente, e na consolidação de uma marca reconhecida por muitos como um verdadeiro patrimônio nacional.

Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portifólio da empresa. Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família SEDEX, serviço de encomendas expressas. Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

Os Correios são, no Brasil, uma das instituições de maior confiabilidade: reiteradas pesquisas demonstram que o povo brasileiro entende que a ECT estaria a frente de instituições fortes como a Igreja e os Bombeiros.


Fonte: Portal Caparaó

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Governo entrega 370 novas viaturas à PM

O governador Aécio Neves entregou, nesta quarta-feira (28), em Belo Horizonte, 370 novas viaturas para reforçar a frota de veículos da Polícia Militar de Minas Gerais na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e no interior do Estado. Foram investidos R$ 33,2 milhões para a aquisição de 282 viaturas destinadas a municípios da RMBH e 88 para atender a segunda fase do projeto Cinturão de Segurança do Estado, que visa intensificar a segurança nas divisas do Estado. Com esses veículos, a Polícia Militar passa a contar com 8.368 viaturas para o policiamento ostensivo nos municípios mineiros, 75% a mais do que dispunha em 2003.

Em seu pronunciamento, Aécio Neves ressaltou a importância do crescimento e renovação da frota de veículos das forças de segurança do Estado (Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros) que hoje contam com 12.687 veículos. Minas é hoje o Estado que mais investe em segurança em relação a despesa orçamentária (13,5 %).



“Saltamos, ao longo desses cinco anos de governo, daquelas 7.000 viaturas iniciais para termos hoje à disposição da nossa área de segurança 12.867 veículos. Um salto extremamente extraordinário. Fizemos um enorme esforço de investimentos que fez com que Minas se transformasse - e ela ainda o é hoje - no Estado brasileiro que mais investe em segurança pública em relação ao seu orçamento”, afirmou o governador.

Cinturão de Segurança

As 88 viaturas destinadas à segunda fase do projeto Cinturão de Segurança (caminhonetes Ranger) foram entregues a 74 municípios mineiros localizados nos eixos de rodovias federais até o limite de 150 km da divisa do Estado. Na região, Manhuaçu receberá mais uma viatura. O projeto, criado em abril de 2006, busca reforçar a segurança nas cidades próximas às divisas do Estado.

Nesta segunda fase do projeto, estão sendo investidos R$ 27,4 milhões para atender 150 cidades, com população estimada em 4,38 milhões de habitantes. O Cinturão de Segurança, na sua primeira fase, já havia recebido R$ 22,4 milhões e atendido 135 municípios com viaturas cabine dupla com tração 4x4, armamento reforçado, coletes, rádios comunicadores e outros equipamentos.

Fonte: Agência Minas

Câmara de Matipó homenageia Coronel da PM

A Câmara de Vereadores de Matipó em conjunto com o Rotary Club realizaram uma reunião especial em homenagem ao Coronel Geraldo Henrique do 11º Batalhão de Polícia Militar de Manhuaçu. No evento, participaram os vereadores Vandinho, Zizi, Fernandão, Joel da Delina e Tique de Padre Fialho, os rotarianos Pedro Lourenço Lemos e Jésus Cássio Abreu, presidente do clube e Major da Reserva da PM respectivamente, o Comandante do 4º Pelotão da PM em Matipó, Tenente Fernando, Tenente João Batista de Abre Campo, Capitão Stenner da Cia da PM de Rio Casca, além do ex-presidente do Comsep Matipó, Berlim de Sales e o atual presidente, Vitório Henrique Darissi.

Geraldo Henrique Guimarães da Silva foi promovido a Coronel no início de maio pelo Colegiado de Coronéis de Minas Gerais. O Comandante deixa o 11º BPM de Manhuaçu para assumir nova função em Unaí, noroeste do estado. O Coronel Henrique está no comando do 11º BPM há cinco anos e é considerado o comandante de maior tempo no cargo, além de ser o primeiro a ser promovido na ativa.

Os vereadores e os membros do Rotary Club homenagearam o Coronel com placas e discursos de agradecimento pelo trabalho e apoio a Matipó nos últimos anos. A idéia de implantação de um Pelotão na cidade nasceu de uma reunião com o Coronel, que sugeriu a criação.

Matipó foi a primeira cidade no estado que não possuía comarca a ter um Pelotão de polícia. Atento às necessidades do município naquela época, que contava com um contingente de apenas quatro policias, Geraldo Henrique inovou e apoiou o projeto até a criação de fato.

Em seu discurso o Coronel agradeceu as homenagens e ressaltou que tem um carinho especial por Matipó, se colocando à disposição para ajudar na conquista da comarca para o município. “Matipó é uma cidade que tenho um carinho especial. Conseguimos montar o Pelotão e aumentamos o contingente policial para 20 homens. Nosso Batalhão é o maior do Estado, temos mais de 60 cidades, 19 mil km² e quase um milhão de habitantes. Saio do comando com a sensação do dever cumprido”, relata Geraldo Henrique.

O novo comandante do 11º BPM será o Tenente-Coronel Ney de Castro de Brito, que também participou da cerimônia e que assumirá o cargo no próximo dia cinco de junho. O novo comandante é considerado um dos militares de confiança do Coronel Gilberto Cabral, comandante da 12ª Região da Polícia Militar. O Tenente-Coronel Ney de Castro ocupou a chefia do Estado Maior da regional da PM em Ipatinga, no Vale do Aço. Ele será o 25º comandante do 11º BPM.

Após a reunião os convidados seguiram para um jantar no Italogard Club.

Comarca em Matipó pode sair no segundo semestre

Uma comissão formada por integrantes da sociedade matipoense estiveram na Assembléia Legislativa, no último dia 27, em busca de apoio para a aprovação do Projeto de Lei 27/2007 que cria a Comarca em Matipó. Em visita aos deputados um documento foi entregue com informações sobre o município e dados estatísticos que credenciam a cidade como nova sede do poder judiciário. Foram até Belo Horizonte o presidente da comissão em prol da comarca Maurício José da Costa, o vereador Fernandão, o agricultor e empresário Lúcio Mendes (Lúcio do Pedro Kinca), Manoel Sávio e o jornalista Willian Chaves.

Em visita ao deputado Dinis Pinheiro (PSDB), autor da emenda que cria a comarca e intermediador do processo legislativo, o deputado garantiu o empenho dos deputados pela aprovação. O projeto passa agora pelas comissões de Administração Pública e Fiscalização Financeira e Orçamentária, seguindo para votação em plenário. Outros parlamentares também se mostraram favoráveis à causa. São eles: Alencar da Silveira Jr (PDT), Dalmo Ribeiro (PSDB), Zé Henrique (PMDB), Domingos Sávio (PSDB), Ivair Nogueira (PMDB) e Ademir Lucas (PSDB). Novas audiências estão sendo marcadas com outros deputados integrantes das comissões.


A criação da Comarca em Matipó é um processo que se estende por alguns anos. O projeto prevê o desmembramento de Matipó, que atualmente pertence à Comarca de Abre Campo, e mais duas cidades, Caputira e Santa Margarida, que pertenceriam à nova comarca. A justificativa é de que os dois municípios ficam distantes da sede do poder judiciário, além de que, Matipó é a cidade com maior número de processos no fórum de Abre Campo, tendo uma demanda suficiente para necessitar-se uma nova comarca e apresentando infra-estrutura adequada para a instalação do fórum.


A prefeitura de Matipó, através do prefeito Joaquim Bifano Magalhães, disponibilizou o prédio do executivo para funcionamento do novo fórum e garantiu outros investimentos necessários.

De acordo com os deputados, Dinis Pinheiro e Dalmo Ribeiro, a criação da comarca pode acontecer ainda no início do segundo semestre. Tudo dependerá da tramitação na casa legislativa.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Rainha do Café é de Simónésia

A representante de Simonésia, Thayhane Shérlomy Rodrigues da Silva, é a nova Rainha do Café do estado de Minas Gerais. A final foi realizada na noite de sábado, em Raul Soares. Thayhane concorreu com mais 39 garotas de diversas cidades mineiras, como Belo Horizonte, Confins, Carandaí, Conselheiro Lafaete, Manhuaçu, Manhumirim, Carangola, Espera Feliz e Tombos.

Thayhane esbanjou muito charme em seus 1,79m de altura, manequim 40, 67kg, 100cm de quadril e 72cm de cintura, mostrando que teve competência para vencer. Em entrevista, Thayhane disse que: "Não esperava ganhar, fui com a intenção de participar, pois adoro desfilar. As candidatas eram todas lindas".

O concurso foi realizado entre os dias 21 e 24 de maio no Poliesportivo. A festa contou com a presença da apresentadora Elke Maravilha. Com a vitória neste concurso, além de vários prêmios, Thayhane representará Simonésia no Miss Minas Gerais e vários outros concursos pelo estado.

No domingo aconteceu uma carreata com a chegada de Thayhane a Simonésia. O movimento percorreu toda a cidade com o Prefeito Municipal Laerte Augusto e o Vice Antonio Jacó.

Fonte: Portal Caparaó

PM apreende três caminhões que faziam transporte ilegal de combustível em Ponte Nova

Na manhã do último sábado, 24, a Polícia Militar de Ponte Nova foi acionada por uma denúncia anônima e compareceram a uma estrada na zona rural do município, povoado de Dioguinho’, próximo a rodovia no sentido Ponte Nova/Viçosa.


No local a PM encontraou um caminhão tanque de placa GYS-4006, de Campo Belo/MG, carregado de álcool combustível. O veículo fazia o transbordo de parte do combustível para outro caminhão de placa BXG-8182, de Ponte Nova. Após a chegada da polícia, um terceiro caminhão, de placa GKO-8232, também de Ponte Nova, chegou para participar da transferência do combustível e foi retido. De acordo com a PM, as notas fiscais apresentadas pelo condutor da carreta não coincidiam com a transação que estava sendo realizada.

Quatro homens foram presos em flagrante e os caminhões com cerca de trinta mil litros de álcool combustível acusados de transporte e comércio ilegal de combustível. Foram presos Francisco de Carvalho da Cunha, de 48 anos, motorista de Campo Belo; Adilson Levensteins Bandeira, de 45, motorista, de Ponte Nova; e Ricardo Luiz da Costa, 31 anos, motorista,Ponte Nova. Um quarto homem, José Tadeu Salgado, de 55 anos, agricultor, de Ponte Nova, responsável pelo pagamento do combustível, também foi preso.

Eles são acusados de prática de crime contra a ordem econômica, previsto na Lei nº 8.176, de fevereiro de 1991. É crime adquirir, distribuir e revender derivados de petróleo, gás natural e combustíveis líquidos em desacordo com as normas estabelecidas pela lei.

Além dos três caminhões e do combustível, foram apreendidos dinheiro, cheques dos reais compradores, que seriam destinados ao pagamento do produto, celulares, notas fiscais e lacres utilizados nos caminhões. Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a 12ª Delegacia de Polícia Civil de Ponte Nova. A PM afirma que há indícios de que a prática vinha acontecendo há muito tempo na região.


Fonte: Unidade de Notícias

sexta-feira, 23 de maio de 2008

JEMG é sucesso em Matipó

O JEMG, Jogos Escolares de Minas Gerais 2008, etapa microrregional, reuniu em Matipó mais de 10 cidades competindo em várias modalidades. Na abertura do evento, na segunda-feira, 19, autoridades da SRE, Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, e da SEMEC, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, participaram da cerimônia. Para o Diretor da SRE, João Pessoa da Cunha, os jogos são um meio de integração social. Cunha ainda elogiou Matipó pela organização, agradeceu e parabenizou o prefeito Joaquim Bifano Magalhães pelo empenho e apoio aos jogos.

A cerimônia de abertura valorizou cada delegação e relembrou a cultura regional trazendo, num desfile com trajes feito com sacos e galhas de café, como principal meio de subsistência. O espírito olímpico também prevaleceu com o desfile da tocha e acendimento da pira olímpica. A Diretora Municipal, Lígia Aquino de Oliveira, declarou a abertura dos jogos e ressaltou o contentamento de Matipó receber mais uma vez a etapa microrregional.

Motivo de alegria e orgulho para a administração de Joaquim do Nenego, o prefeito considera importante o apoio aos jogos. “O esporte permite a inclusão social. Nossos jovens aprendem muito com os jogos. Disciplina, companheirismo etc. Por isso, nós valorizamos e sempre buscamos fazer o máximo para que se tenha sucesso na organização do JEMG. Matipó é a cidade dos esportes, e sempre vamos incentivar. Espero que ano que vem possamos sediar novamente a etapa microrregional”, declara o prefeito que também é esportista.



Encerramento

O encerramento do JEMG marcou novamente a realização de um evento de sucesso. Foram cinco dias de muito esporte nas quadras poliesportivas de Matipó. A organização da Prefeitura de Matipó com a coordenação de profissionais da Secretaria de Estado de Esportes proporcionou aos participantes e visitantes uma espetáculo grandioso.

As três quadras utilizadas para a realização das diversas modalidades esportivas foram reformadas pela prefeitura. Além das reformas, os jogos marcaram a inauguração do novo centro esportivo do Bairro Palhada. A nova quadra coberta recebeu jogos de handbol e futsal.

O Centro Cultural de Matipó transformou-se no centro de comando dos jogos. Um escritório com computadores, impressoras, telefones ficou à disposição da equipe responsável pela confecção das tabelas dos jogos e boletins informativos, mantendo contato direto com a Secretaria de Esportes em Belo Horizonte.

Para o coordenador técnico microrregional dos jogos, Aluísio Otávio Teixeira de Carvalho, a competição superou suas expectativas. “A realização dos jogos em Matipó me surpreendeu. Organização, apoio logístico como carros e pessoal foram muito acima da média. A prefeitura deu todas as condições para o sucesso do evento. Eu posso afirmar que Matipó com certeza foi um dos melhores lugares que já trabalhei”, destaca Aluísio, que já participou como coordenador de 18 disputas do JEMG, destacando Matipó e Leopoldina como os melhores pra se trabalhar.


A atleta Géssika Alves Smith, de Chalé, destacou a emoção de disputar o torneio. “Nunca havia participado de jogos fora de minha cidade. É muito bom! Nós conhecemos pessoas e ficamos cada vez mais unidas com nossa escola. Representar nossa cidade é muito bom”, declarou a estudante. Lohaine Analu de Sá, de Matipó, ressaltou o apoio da torcida. “Matipó é muito bom. Jogar aqui nos deixa feliz com essa torcida que grita o tempo inteiro”, relata.

Estrutura

O município de Matipó sediou pela segunda vez a etapa microrregional do JEMG. Para a realização dos jogos a prefeitura de Matipó montou uma mega estrutura de logística e operações envolvendo cerca de 80 funcionários, carros e também a disponibilização de alojamentos.

O transporte dos atletas dos alojamentos para os locais dos jogos foi realizado pelas vans escolares da prefeitura. Todo conforto e comodidade credenciam Matipó como cidade mais bem estruturada na região para receber as etapas dos jogos escolares.

Além de toda estrutura disponibilizada nos alojamentos, transporte de delegações e a organização nas quadras, os atletas e a população matipoense viveram cinco dias de muita diversão. A prefeitura montou um palco, ao lado do Centro Cultural, no centro da cidade, onde vários shows aconteceram todas as noites.

Classificação

As equipes que se classificaram para a etapa regional, que será realizada em Jequitinhonha, no Vale do Aço, entre os dias 24 e 28 de junho. Confira a tabela.

Handbol Masculino

E.E. Bairro Boa Vista Matipó

Colégio Tiradentes Manhuaçu

Handbol Feminino

E.E. Bairro Boa Vista Matipó

Colégio Tiradentes Manhuaçu

Voleibol Masculino

E. E. Prof. Levinda Alves Mutum

E.E. Reverendo Cícero
Siqueira – Alto Jequitibá

Voleibol Feminino

E. E. Prof. Levinda Alves
Mutum’

E.E. Reverendo Cícero Siqueira – Alto Jequitibá

Futsal Masculino

E.E. Bairro Boa Vista
Matipó

E.E. Dionysio Costa
Mutum

Futsal Feminino

E.E. Waldomiro Mendes de Almeida – Matipó

E.E. Orosimbo Gomes de Moraes S.J. Mantimento

Basquete Masculino

Colégio Santa Terezinha
Manhumirim

Destaque para a equipe de futsal masculino do Bairro Boa Vista em Matipó, que se classificou pela primeira vez, emocionando todos os presentes na quadra Dr. Mário Assad. Uma grande festa foi armada após o apito final do juiz, sacramentando a vitória sobre o time de São José do Mantimento. A primeira-dama e Secretária de Educação de Matipó, Rita Aparecida Vieira de Assis Magalhães, esteve na torcida e cumprimentou os atletas. “Estou feliz pela nossa cidade. Parabéns aos professores do Boa Vista. Esse meninos merecem essa alegria. Eles passam por dificuldades e essa alegria verdadeira nos contagia. Que Deus os ilumine no prosseguimento da competição”, declara Rita.



Morre senador Jefferson Péres, líder pedetista

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) morreu nesta manhã em Manaus (AM). O líder do PDT no Senado tinha 76 anos e sofreu um infarto em sua residência. Péres foi também professor e advogado. Teve uma longa carreira como vereador em Manaus, sua cidade natal. Ele ocupava vaga no Senado desde 1995 e exercia seu segundo mandato como senador. O senador Jefferson Péres, conhecido pela sua integridade, foi referência no PDT. Ele nasceu em 1932, na cidade de Manaus (AM). Filho de Arnoldo Carpinteiro Peres e Maria do Carmo Campelo Peres, ele se formou em Direito em 1959 e em Admnistração de Empresas em 1967.
Péres foi eleito vereador por duas vezes a partir de 1988 e eleito senador pela primeia vez em 1995. Filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) desde o inicio de 1999 e foi reeleito senador em 2002.
Em 2003, o senador se recusou a participar do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, época em que foi escolhido líder da bancada do PDT no Senado.
Fonte: Globo.com

Aposentadas são mortas em Lajinha

Duas mulheres de 59 e 67 anos foram covardemente assassinadas na região do córrego do Carvalho, em Lajinha, nesta quarta-feira. A polícia ainda tenta identificar os autores.
Segundo testemunhas, a aposentada Maria Imaculada de Jesus, 67 anos, e a dona de casa Neuza de Almeida, 59 anos, tinham o hábito de colher feixes de lenha na reserva florestal próximo ao campo de aviação.
Os corpos das duas mulheres foram encontrados por populares. Elas foram espancadas, principalmente na região da cabeça.
A perícia esteve no local e fez alguns levantamentos. A polícia apurou que a mata também era usada por usuários de drogas. Ainda não há suspeitos da autoria do duplo homicídio.
Fonte: Portal Caparaó

TRE mantém vereadores em Luisburgo e Raul Soares

A Corte Eleitoral mineira, na sessão de terça-feira, 20, decidiu pela cassação de mais 12 cargos de vereadores que se desfiliaram dos seus partidos sem justa causa, o que contraria o art. 1º da Resolução 22.610/2007, do TSE, que dispõe sobre a questão. Na região, um vereador perdeu o cargo em Ponte Nova e os processos de Luisburgo e de Raul Soares mantiveram os atuais vereadores.
Com essas decisões, o número de cassações aumenta para 22 em todo o Estado. Até o dia 8 de maio deste ano, 198 dos 685 processos autuados no TRE-MG, de novembro de 2007 a maio de 2008, foram julgados pela Corte. Entre os julgados, 193 foram extintos sem resolução do mérito (monocraticamente e em sessão), três foram julgados improcedentes e dois, procedentes.
Os vereadores que perderam seus cargos são:
Cambuí - (requerente DEM municipal) - João Vieira de Souza, eleito com 317 votos (DEM/PSDB);
Muzambinho (requerente PPS estadual) - Osmar de Lima Marques, eleito com 379 votos (PPS/PMDB);
Ponte Nova (requerente - DEM municipal) - Wagner Mol Guimarães, eleito com 528 votos (DEM/PV);
Itamarandiba (requerente PT do B municipal) - Sebastião Xavier Soares, eleito com 436 votos (PT do B/ PTB);
Carmo de Minas (requerente - PSDB municipal) - Paulo Sérgio Carneiro Ribeiro, eleito com 375 votos (PSDB/ PSC) e Lucimara Mercês de Lima, eleita com 140 votos ( PSDB/ PSC);
Padre Carvalho (requerente - PMDB municipal) - Adelaide Francisco dos Santos, suplente eleito com 141 votos (PMDB/DEM);
São João do Manteninha (requerente - PPS estadual) - Adão Francisco de Lima, eleito com 107 votos ( PPS/PR);
Nova Belém (requerente - PMDB municipal) - Reinaldo de Souza Mendes, eleito com 276 votos ( PMDB/DEM);
Capinópolis (requerente - André Luiz da Silva, Suplente PP ( 243 votos) - Dinair Maria Pereira Isaac, eleita com 443 votos ( PP/ DEM);
São José da Lapa (requerente - PRP estadual) - José Haroldo da Silva, eleito com 383 votos (PRP/PP) e Partido Progressista (PP);
Itajubá (requerente - PPS estadual) - Leandra Machado Santos, eleita com 877 votos (PPS/PP).
Outros casos julgados e que a Corte decidiu pela não-cassação:
Betim (requerente: PPS municipal) - Carlos Roberto Soares de Carvalho - eleito com 2.747 votos (PPS/PT do B/ PSC); Almir Nogueira do Pinho - eleito com 2.463 votos ( PPS/PT do B/ PMDB);
São Gonçalo do Sapucaí (requerente PTB (municipal) - Creusa Romualdo Azevedo - eleita com 327 votos; Walter Duarte - eleito com 194 votos;
Itabira (requerente - PTB municipal) - Geraldo Martins da Costa, vereador eleito com 1.877 votos (PTB/ PMDB);
Itapecerica (requerente - PMDB municipal) - Marina Gomes Oliveira, eleita com 344 votos (desfiliou-se do PMDB e não filiou a outro partido; no último dia do prazo conseguiu filiar-se ao PMDB estadual);
Pedrinópolis (requerente - PTB municipal) - Edmar Alves de Souza, eleito com 130 votos (PTB/PV);
Arcos (requerente - Geraldo Cláudio Rodrigues, vereador eleito com 737 votos) - Partido Trabalhista Brasileiro (PTB);
Rio Pardo de Minas (requerente - Geraldo da Silva, Vereador eleito com 441 votos) - Partido Democrata - DEM;
Luisburgo (requerente PTB) - José Pereira Neto, eleito com 107 votos (PTB/PHS);
Arcos (requerente - Antônio Veloso, suplente do PTB ( 153 votos) - Geraldo Cláudio Rodrigues, vereador eleito com 737 votos ( PTB/PR);
Serra Azul de Minas (requerente - Jadir Gomes de Brito, presidente do Democratas; Adneu Luiz Pacheco, suplente do DEM ( 84 votos) - Maria Dalva da Silva Moreira, Suplente (51 votos - DEM/ PTC), Walter Gonçalves do Nascimento, eleito com 53 votos (DEM/ PDT) e Reginaldo Sebastião de Jesus, vereador eleito com 83 votos ( DEM/ PDT );
Raul Soares (requerente - Luiz Henrique da Costa, suplente do PL (182 votos), Fernanda Crystine Rocha de Souza Lima, eleita com 393 votos ( PL/DEM ).
Fonte: TRE-MG e Portal Caparaó

terça-feira, 20 de maio de 2008

Projeto que cria comarca em Matipó é apreciado na ALMG

Cerca de 50 pessoas, entre políticos, representantes da comunidade e comerciantes, participaram, nesta segunda-feira, 19, de uma reunião para definir as próximas ações para a instalação da Comarca em Matipó. No encontro foi comunicada a tramitação, na ALMG, Assembléia Legislativa de Minas Gerais, do Projeto de Lei Complementar 27/2007, que trata da implantação da Comarca no município. Um novo encontro aconteceu, nesta terça-feira, na sede Câmara dos Vereadores, para agendamentos de audiências com deputados estaduais que participam do processo. A criação da Comarca em Matipó é um processo que se estende por alguns anos. O projeto prevê o desmembramento de Matipó, que atualmente pertence à Comarca de Abre Campo e mais duas cidades, que pertenceriam à nova comarca, Caputira e Santa Margarida. A justificativa é de que os dois municípios ficam distantes da sede do poder judiciário, além de que, Matipó é a cidade com maior número de processos no fórum de Abre Campo, tendo uma demanda suficiente para necessitar-se uma nova comarca. A mobilização em torno do projeto reúne diversos setores da sociedade matipoense. A Prefeitura de Matipó apóia totalmente o projeto e disponibilizou o prédio onde se localiza o executivo municipal para o funcionamento do novo fórum. O movimento trouxe melhorias para o município com a implantação do 4º Pelotão da Polícia Militar, que aumentou o efetivo de policiais e viaturas melhorando a segurança na cidade no distrito de Padre Fialho. O projeto, de autoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, foi apreciado por duas comissões importantes na assembléia. Com a aprovação das comissões, que analisam a viabilidade financeira e a consistência jurídica da proposta, passa-se à votação em plenário, sendo fundamental a amarração política. O deputado federal João Magalhães articula com correligionários do PMDB a aprovação do projeto.

Definido o novo Comandante do 11º BPM

O futuro Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar é o Tenente-Coronel Ney de Castro de Brito. O nome foi confirmado pela Assessoria de Comunicação Organizacional da PM. A cerimônia de passagem de comando acontece no dia 30, às 10 horas, quando o Coronel Geraldo Henrique Guimarães da Silva deixa a função para assumir o Comando Regional de Policiamento em Unaí (noroeste de Minas).
O novo comandante é considerado um dos militares de confiança do Coronel Gilberto Cabral, comandante da 12ª Região da Polícia Militar. O Tenente-Coronel Ney de Castro atualmente ocupa a chefia do Estado Maior da regional da PM em Ipatinga, no Vale do Aço. Ele será o 25º comandante do 11º BPM.
Geraldo Henrique Guimarães da Silva foi promovido a Coronel no início deste mês. Na semana passada, ele participou da reunião do Colegiado de Coronéis e foi recebido pelo Governador Aécio Neves para discutir a nova função no comando da área Noroeste de Minas Gerais. Coronel Henrique está no comando do 11º BPM há cinco anos e é considerado o comandante de maior tempo no cargo, além de ser o primeiro a ser promovido na ativa.
Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó

Investigações sobre morte de João Ramos seguem sem suspeitos

O prefeito de Mariana, Celso Cotta (PMDB), prestou depoimento ontem à Polícia Civil, no inquérito que investiga o assassinato do ex-prefeito João Ramos Filho (PTB), que se preparava para disputar novamente o comando do município nas eleições de outubro.


Segundo o delegado Wagner Pinto de Souza, responsável pelas investigações, a prioridade no momento é identificar a motivação do crime. A polícia trabalha com três hipóteses: crime político, latrocínio e uma terceira possibilidade não informada pela corporação.

João Ramos Filho, que administrou Mariana três vezes, foi assassinado quinta-feira, com quatro tiros, na MG-262, quando voltava de carro do seu posto de combustível na rodovia. Os disparos foram feitos por um homem que estava na garupa da motocicleta que emparelhou com o veículo. A cozinheira do ex-prefeito, que estava no carro, teve a bolsa roubada, mas não se feriu. A Polícia Civil ainda não tem pista da moto usada pelos assassinos.


Desde o dia do crime, a corporação tomou mais de 10 depoimentos, segundo o delegado. “Todas as pessoas que tinham relacionamento com a vítima serão ouvidas”, informou. Conforme o prefeito Celso Cotta, que esteve por cerca de uma hora no Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), em Belo Horizonte, para prestar depoimento, cujo teor não divulgado, o comparecimento à Polícia Civil ocorreu por sugestão própria.

O delegado afirmou, no entanto, ter pedido a Cotta que fosse ao Deoesp depois de conversa com ele. Cotta, que pretende lançar o vice, Roque Camilo (PSDB), na sucessão em Mariana, afirmou não saber se o crime trará reflexos na campanha pela prefeitura. Disse apenas que o assassinato “é uma mancha ruim na história política da cidade”. Sobre o depoimento, Cotta afirmou ter repassado ao delegado informações sobre personagens da política em Mariana.





Alianças


O crime fez com que o PTB acelerasse as negociações com outros partidos para fechar alianças na disputa pela Prefeitura de Mariana. No velório de João Ramos, o filho dele, Fábio Ramos (PTB), afirmou que será o substituto do pai na campanha. Ontem, o presidente da legenda em Mariana, Ildeu Alves, esteve em Belo Horizonte para encontros com representantes do PSC, PP e PRTB. Ildeu quer ainda se reunir com PDT e PR. “Vamos convidar todos para fechar um blocão em Mariana”, anunciou.

Ildeu Alves se encontrou ainda com o deputado federal Paulo Abi Ackel (PSDB). João Ramos era um dos principais aliados do parlamentar em Mariana. Nas eleições de 2006, o deputado teve 3.764 votos na cidade. Paulo Abi Ackel também emprega Fábio Ramos no seu escritório parlamentar em Belo Horizonte. Segundo o deputado, no entanto, ainda é cedo para negociações em torno da sucessão em Mariana.
FONTE: UAI

segunda-feira, 19 de maio de 2008

JEMG começa hoje em Matipó

Os JEMG, Jogos Escolares de Minas Gerais, etapa microrregional, começam nesta segunda-feira em Matipó. Vão participar 14 cidades em diversas modalidades como futsal, voley e handbol.

Matipó é a casa dos jogos pela segunda vez. Os participantes pertencem à Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu e participam escolas de vários municípios como Mutum, Manhuaçu, Caputira etc.

A prefeitura de Matipó oferece toda estrutura necessária para a realização dos jogos. Além das quadras, material esportivo e alojamentos para as delegações são oferecidas pela administração municipal.

Cerca de 500 alunos de toda região passam por Matipó entre os dias 19 e 23 de maio.

sábado, 17 de maio de 2008

Operador de máquinas morre em Pedra Bonita

O operador de máquinas João Soares Neto, 32 anos, morreu num acidente na tarde de quinta-feira na estrada que liga Pedra Bonita a Padre Fialho (distrito de Matipó). Ele perdeu o controle da carregadeira e caiu por um abismo. Apesar do socorro, morreu antes de chegar ao hospital.
De acordo com o registro da Polícia Militar, João Neto estava trabalhando como operador de máquina da CROS - Construtora Rocha Souza Ltda, que está realizando o serviço de terraplanagem para asfaltamento da estrada.
Testemunhas contaram que, ao fazer o carregamento de um caminhão, ele perdeu o controle da máquina carregadeira e caiu no abismo. Colegas da obra providenciaram socorro, mas ele faleceu a caminho do Hospital de Carangola.
A perícia esteve no local e fez os levantamentos do acidente.
Fonte: Portal Caparaó

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mineirão poderá ter venda de bebidas alcoólicas novamente

O deputado estadual Alencar da Silveira Jr. (PDT) vai apressar a votação em primeiro turno do seu projeto de lei que autoriza a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol até o primeiro minuto do segundo tempo de jogo.
Como diretor de futebol do América Futebol Clube, Alencar esteve em diversos estádios do interior de Minas e observou que a venda de bebidas é liberada. A partir disso, Alencar pretende apressar a votação de seu projeto, trazendo uma solução para a polêmica decisão do Ministério Público.

O projeto já foi aprovado pelas Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária, de Constituição e Justiça e de Segurança Pública. Agora, o PL 89/07 aguarda votação em primeiro turno em plenário. No último dia 13 de maio, o foi retirado da pauta de votação a pedido do Deputado Dalmo Ribeiro.
Alencar garante que a medida vai beneficiar torcedores e comerciantes que estão prejudicados com a proibição. Desde dezembro de 2006 o Mineirão realiza seus jogos sem o comércio de bebidas em seu interior e redondezas.
O deputado está em seu sexto mandato eletivo sendo dois como vereador pela capital mineira e quatro como deputado estadual. Alencar está a frente da vice-presidência de comunicação do América, que no último fim de semana voltou à elite do futebol mineiro.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ex-prefeito de Mariana, João Ramos foi assassinado nesta quinta-feira

O ex-prefeito de Mariana, João Ramos Filho, foi assassinado na manhã desta quinta-feira na BR-262, entre Mariana e Ponte Nova, há quatro quilômetros do município. Segundo informações da polícia do município, João Ramos voltava do posto de gasolina de sua propriedade quando dois homens em uma motocicleta amarela e preta se aproximaram do veículo da vítima, quebraram o vidro do lado do motorista e dispararam cinco vezes. Os suspeitos fugiram e ainda não foram identificados.

Os cerca de R$ 1.600 em dinheiro que estavam no bolso do ex-prefeito, fruto do caixa do posto, que tinha sido fechado naquele dia, ficaram intactos. No carro, uma Parati, também estava uma funcionária que teve a bolsa roubada e afirma não ter visto direito os bandidos.

De acordo com testemunhas, os criminosos teriam parado o carro e atirado depois de dizer à mulher: "não é nada com você, não, vira pra lá". De acordo com o delegado do município, os bandidos são amadores porque foram encontradas várias munições intactas de pistola no chão, o que indica que a arma emperrou na hora dos tiros.

Após o assassinato, um amigo próximo dele contou que João Ramos recebia ameaças de morte, mas nunca havia se intimidado.

Uma equipe da Divisão de Crimes Contra a Vida, da Polícia Civil, saiu de Belo Horizonte para ajudar a esclarecer o crime em Mariana. Os investigadores ainda desconhecem a motivação do assassinato, mas não descartam a hipótese de crime político. Informações de populares dão conta de que João Ramos iria sair candidato a prefeito mais uma vez nas eleições deste ano.

Ramos Filho foi prefeito da cidade entre 1973 e 1976, de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996.

Em nota, a Prefeitura de Mariana informou que foi decretado luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito. Foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas na sexta-feira (16), para permitir que servidores participem do enterro de Ramos Filho, afirma a administração municipal.

Fonte: Portal Uai e Folha Online

III Encontro de Estudos Jurídicos acontece em Abre Campo

Aconteceu nos dias 9 e 10 de maio no auditório da Câmara Municipal de Abre Campo o 3º Encontro de Estudos Jurídicos da 163ª Subseção da OAB/MG. O tema debatido foi “Processo de Execução e suas alterçõs no Código de Processo Civil”.

Participaram do evento advogados e estudantes de Direito de toda comarca de Abre Campo
.

De acordo com Heloísa o encontro foi esclarecedor para os profissionais. “As mudanças no Código de Processo Civil às vezes dão margens para dúvidas. O curso foi muito interessante e esclareceu pontos importantes do nosso trabalho no dia a dia. Estou satisfeita e recomendo à todas as pessoas ligadas ao Direito que participem dos próximos encontros”, relata Heloísa Dornelas.


A Promotora Taís Silva de Mello, do Fórum de Abre Campo também participou do debate. O professor Wellington Luzia Teixeira, disciplinador de diversas universidades no estado, foi quem ministrou a palestra. Ainda participaram do congresso o Diretor da Escola de Advocacia da OAB/MG, José Mauro Catta Preta Leal, o Presidente da 163ª Subseção da OAB/MG, Jésus José de Miranda.

terça-feira, 13 de maio de 2008

João Magalhães ressalta apoio de Hélio Costa

O Deputado Federal João Magalhães destacou sua satisfação com a visita do Ministro Hélio Costa a Manhuaçu. O parlamentar ainda lembrou investimentos dos Correios e nas áreas de Comunicação e Telecomunicações na região. O deputado ainda agradeceu pela liberação de três emissoras de rádio FM comunitárias no município de Manhuaçu: Bairro Nossa Senhora Aparecida (na cidade) e nos distritos de Vilanova e São Pedro do Avaí.

O deputado é amigo pessoal de Hélio Costa e atualmente companheiros de partido. João Magalhães e o ministro são aliados a mais de 15 anos, quando o então ministro, foi candidato a governador de Minas Gerais e o irmão do deputado, o emnpresário Pedro Magalhães, foi candidato a deputado federal. A parceria já rendeu apoios em outras eleições e permite que João Magalhães tenha acesso livre no Ministério das Comunicações, o que beneficia nossa região.

Além João Magalhães, o Prefeito Sérgio Breder também agradeceu ao ministro e aproveitou para lembrar dos investimentos que o governo Lula faz no campo social e da cidadania, como o projeto de inclusão digital. Em sua fala, ele ainda pediu o empenho do ministro para a BR-262. “Eu sei que não é da sua pasta, mas vai nos ajudar muito se levar o nosso pleito. Estamos com as lombadas eletrônicas paradas e a cada dia mais vidas são perdidas na BR-262 aqui em Manhuaçu. É preciso que façamos alguma coisa”, afirmou.

Ministro Hélio Costa garante investimentos na região

Manhuaçu recebeu nesta segunda-feira, 12, a visita do Ministro das Comunicações, Senador Hélio Costa. Acompanhado de autoridades federais, estaduais e municipais, o ministro assinou Termos de Doação de Telecentros Comunitários para cerca de 35 municípios da Zona da Mata. Ele também participou da inauguração das novas instalações da Agência Central dos Correios em Manhuaçu.

O ministro foi recepcionado no Aeroporto em Santo Amaro de Minas pelo Prefeito de Manhuaçu, Sérgio Breder, e uma comitiva de secretários e vereadores. Acompanhado dos Deputados Federais João Magalhães, Mauro Lopes e Leonardo Monteiro e do deputado estadual Sebastião Costa, ele cumpriu o primeiro compromisso no Centro Cultural João Bracks.


Os Telecentros Comunitários fazem parte do programa de inclusão digital do governo federal, que, por intermédio do Ministério das Comunicações, está executando o programa em todo o País. A estrutura dos Telecentros assegura acesso à Internet de alta velocidade para todos os municípios brasileiros, com livre utilização pela comunidade. “Há alguns anos, era uma verdadeira maratona conseguir uma ligação internacional. Hoje, estamos colocando o país inteiro na vanguarda das telecomunicações. Os Telecentros fazem parte desse processo de desenvolvimento do nosso país”, afirmou.

De acordo com dados da assessoria do Ministério, em todo o País cerca de 80% dos municípios já se cadastraram e estão aptos a assinar o Termo de Doação com o Ministério das Comunicações para receberem os equipamentos. Em Minas Gerais, o percentual de municípios cadastrados chega a 85%.

Hélio Costa também aproveitou a cerimônia para registrar os investimentos nos serviços de telefonia e internet em Minas Gerais, e a ampliação da rede de telefonia celular em todo o país. No discurso, o ministro ainda comentou a TV Digital e garantiu que vários distritos serão beneficiados com telefonia móvel em Minas Gerais.


CORREIOS

O ministro participou também da inauguração das obras de melhorias na agência central dos Correios de Manhuaçu e fez a entrega de computadores do Projeto Usa Bem dos Correios.
As novas instalações da Agência de Correios com 465 m² visam melhorar a qualidade do atendimento postal e oferecer mais conforto aos funcionários e clientes da região.

Além das melhorias na agência, os Correios transformaram o segundo andar do prédio no Escritório de Negócios. “É um espaço destinado a reuniões e atendimento diferenciado a grandes clientes, A criação do escritório foi impulsionada pelo crescente potencial econômico de Manhuaçu, reconhecendo a posição de referência do município para o Leste de Minas”, explicou o diretor dos Correios em Minas Gerais Fernando Miranda.

USA BEM


A fim de contribuir para a promoção de políticas governamentais relacionadas à inclusão social e digital, desenvolvimento e construção de cidadania, a diretoria dos Correios em Minas Gerais desenvolve o projeto “Usa bem”, sob a orientação do Ministério das Comunicações.
Durante a cerimônia o ministro entregou cinqüenta microcomputadores para oito associações de cidades da Zona da Mata. Ao final das cerimônias o ministro visitou as novas instalações.



Confira mais fotos no www.portalcaparao.com.br



Com informações do Portal Caparaó

Elderth Theza expõe suas fotos no SimplesCidade, na Galeria de Arte do SESC-MG

O raul-soarense e grande amigo Elderth Theza vai participar a partir do dia 4 de junho da mostra SimplesCidade, com uma exposição de fotos na Galeria de Arte do SESC-MG (Galeart). Seu trabalho e dos demais participantes ficarão expostos até a primeira semana do mês de julho de 2008.

Após o encerramento do SimplesCidade no SESC-MG, a exposição passará por cada uma das doze cidades do Circuito Turístico Montanhas e Fé: Raul Soares, Piedade de Ponte Nova, Jequeri, Rio Casca, Santo Antônio do Grama, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem-Peixe, Urucânia, São Gonçalo do Rio Abaixo, Córrego Novo e Pingo D’Água.

Mensalmente, a Galeart promove diferentes mostras de obras, feitas por profissionais de todas as artes: pintura, escultura, artesanato e outros. Os artistas conhecidos ou desconhecidos encontram na Galeart o espaço e a oportunidade para expor e divulgar seus trabalhos.

O empenho do SESC-MG em valorizar a arte mineira tem o objetivo de incentivar os antigos e novos talentos da terra, resgatando valores culturais e despertando as novas gerações para a beleza e a criatividade.

Foto: um dos seus trabalhos expostos.
Fonte: Pascoal Online Raul Soares

domingo, 11 de maio de 2008

Dia das Mães



Falar das mães é falar de Deus, pois no coração delas está o verdadeiro amor. Amor que poderia até ser usado como exemplo, amor que se dá sem pedir recompensa.

Sem cobrança, sem distinção, sem egoísmo e até sem medir distância, nunca deixa de ser amor.
Sua luta no dia a dia a faz uma mulher madura, competente, que sabe o que quer para sua vida.

Sexo frágil sim.
Mas acomodada não.

Cada dia mais preparada, mas consciente de que o mundo foi feito para ambos os sexos e faz de tudo para que seus direitos e seus ideais sejam respeitados.

Com coragem e persistência luta a cada dia para ajudar na felicidade da família.

Parabéns mamães pela passagem do teu dia.

Acidente mata dois em Matipó

Duas pessoas morreram num acidente na Rodovia Osires Linhares Fraga, que dá acesso à BR 262, em Matipó. O veículo Monza, placa LIV-4720/Matipó, que seguia em direção à cidade, caiu no Rio Matipó, por volta das 4h30 desse sábado quando o condutor perdeu o controle do veículo, saiu da pista e caiu no rio ficando parcialmente submerso. O ajudante geral, José Paulo Geraldo Miranda, 21 anos e Carlos Alberto Alves, 32, morreram na hora. Outras quatro pessoas foram socorridas por pessoas que chegaram ao local e pelo Corpo de Bombeiros de Manhuaçu. O corpo de Carlos Alberto ficou desaparecido, sendo encontrado somente às 13h00, à cerca de 100 metros do acidente. O acidente aconteceu numa seqüência de curvas próximo à subestação de energia elétrica da Energisa.

Segundo o Sub-Tenente dos Bombeiros, Siqueira, o trabalho para encontrar o corpo das vítimas foi difícil devido à escuridão e a água estar bastante fria. “Estava bem escuro e água estava gelada, isso dificultou um pouco nosso trabalho. Depois de alguns mergulhos, conseguimos encontrar o corpo de José preso no banco de trás do veículo”, detalhou. “Em relação às outras duas pessoas, quando nós chegamos, elas estavam as margens do rio, com poucos ferimentos, mas com quadro de hipotermia, então fizemos o trabalho para reanimá-las”, explicou. As vítimas foram levadas ao Pronto Atendimento da Fundação de Saúde Cristo Rei, o hospital de Matipó.

Depois do serviço, o Corpo de Bombeiros retornou ao pelotão, em Manhuaçu, mas a mãe de Carlos Alberto, que estava no carro, ligou para a unidade dizendo que o filho estava desaparecido. Os bombeiros voltaram à Matipó e continuaram as buscas na manhã de sábado e encontrou o corpo no início da tarde. Com informações do Portal Caparaó e Manhuacu.com

sábado, 10 de maio de 2008

Casa no centro de Rio Casca pega fogo


Na manhã desta sexta-feira, 09, a cidade de Rio Casca viveu momentos de comoção e apreensão. Uma casa no centro da cidade pegou fogo.

Moradores acionaram a Polícia Militar para controlar a intensa movimentação de populares que tentavam ajudar, com mangueiras, baldes e extintores, a conter o incêndio.

Segundo o Sargento Roberson, a causa do incêndio teria sido uma vela acesa que caiu sobre uma mesa coberta por um forro, provocando as chamas. A casa era habitada por uma senhora conhecida na cidade por Dona Sebastiana.

No momento do acidente a moradora se encontrava sozinha em casa e teve de ser resgatada pelo próprio Sargento Roberson e por vizinhos, que tiveram que arrombar a porta da casa. De acordo com o sargento Dona Sebastiana estava desnorteada pela fumaça e pelo impacto da inusitada e inesperada situação.

Apesar do fogo se alastrar rapidamente, alguns móveis e eletrodomésticos foram recuperados. O imóvel ficou bastante destruído, durante o incêndio o teto desabou e a parede frontal da casa ameaça a cair. A polícia isolou o local para evitar novos acidentes.

O acontecimento provocou na população o sentimento de cobrança e apelo às autoridades do município que não possui corpo de bombeiros, e que, em casos como esses, são os próprios populares que se arriscam para tentar salvar possíveis vítimas e pertences das vítimas.

Com informações do Portal Rio Casca Online

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Mineiro é morto em Nova Jersey (EUA)

Será enterrado sábado, no Cemitério Municipal de Vargem Alegre, região de Caratinga, o corpo do mineiro Deivisson Ferreira Campos, de 24 anos, assassinado, na madrugada de sábado, na cidade de Newark, no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos. O crime ocorreu durante tentativa de assalto e chocou a comunidade brasileira da região. O mineiro morava ilegalmente nos EUA havia quatro anos e pretendia retornar ao Vale do Rio Doce no início do ano que vem.

De acordo com testemunhas, Deivisson e o amigo Sérgio Martins Alves, de 25, voltavam de um show numa casa noturna de Newark, quando passaram a ser perseguidos por dois homens. Assustados, os dois brasileiros começaram a caminhar depressa, mas os suspeitos se aproximaram e teriam anunciado o assalto. Deivisson levantou os braços e foi atingido por um tiro no peito. Mesmo baleado, ele ainda tentou fugir, correu por alguns metros e caiu na rua. O socorro foi chamado, mas o jovem morreu no local, logo depois de receber os primeiros atendimentos.

Deivisson chegou aos Estados Unidos em 2004, entrando ilegalmente pelo México. Trabalhava na construção civil como carpinteiro e todos os meses enviava dinheiro para ajudar familiares de Vargem Alegre. Era das remessas enviadas por ele que a família pagava os estudos da irmã Daiana Ferreira campos, de 20 anos. "Ele queria me ver formada em enfermagem e estava realizando esse sonho. Não tenho condições de voltar a estudar agora, mas ainda vou retornar às aulas e tornar realidade o desejo dele", disse a irmã.

Segundo Daiana, seu irmão também estava investindo na construção de um prédio em Vargem Alegre, que deveria ficar pronto no início do ano que vem. "Assim que o edifício fosse concluído, ele iria voltar e viver com o dinheiro de aluguel dos apartamentos. Imaginávamos que iríamos ver o Deivisson voltar andando, sorrindo como sempre fazia e não dessa forma", lamentou.

Ainda segundo a irmã, desde o dia do crime, os pais estão sendo medicados e se emocionam sempre que lembram da tragédia. O traslado do corpo para o Brasil custou cerca de U$ 9 mil e foi custeado por brasileiros que moram em Newark, com campanhas de arrecadação.

Fonte: Portal Caparaó e Portal Uai

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Crime bárbaro abala Ponte Nova

Depois de denúncias anônimas feitas à Polícia Militar, que repassou as informações para a Polícia Civil, foram encontrados os corpos do diretor adjunto do DMAES, Departamento Municipal de Água Esgoto e Saneamento, Domingos Sávio Martins, de 44 anos, e de sua mulher, a professora Zilma Souza Martins, de 45, que estavam desaparecidos desde 29 de abril.


Um dos acusados, Washington Félix dos Santos, morador do bairro Novo Horizonte, confessou o crime à polícia.


O veículo do casal estava no fundo da lagoa do parque Passa Cinco com os dois corpos já em decomposição. O carro estava cerca de 7m debaixo da água. Segundo testemunhas e familiares, Domingos estaria tomando medidas enérgicas contra funcionários problemáticos do DMAES e, por este motivo, vinha sendo rotineiramente ameaçado indiretamente por alguns funcionários, entre eles Washington e Fabiano, detidos pela Polícia Civil.


Na foto, os suspeitos presos Washington Felix dos Santos e Fabiano Pires Gonçalves.


Confira o caso n íntegra no http://www.portalcaparao.com.br/

Fonte: Pascoal Online e Jornal O Município de Ponte Nova